everis promove soluções de segurança e identificação para o retorno aos estádios no novo normal

• Biometria facial, simulação de assentos ou análise de vídeo com inteligência artificial podem ser muito úteis no gerenciamento da nova normalidade em estádios e grandes locais.
• A empresa incorporou tecnologias de controle de temperatura em seus dispositivos de identificação biométrica.

São Paulo, 29 de junho de 2020 - O mundo do esporte foi sem dúvida impactado pelo efeito da COVID-19 nos últimos meses. Aos poucos, as competições esportivas começam a ser realizadas a portas fechadas e com as máximas medidas de proteção. No entanto, a nova normalidade apresenta novos cenários para o acesso público às instalações esportivas, especialmente estádios de futebol, devido ao alto número de espectadores.
Com o objetivo de realizar o retorno dos torcedores com as máximas garantias, a everis está promovendo novas soluções de segurança e identificação para os estádios, concentrando-se especialmente no controle de acesso, na implementação de medidas de prevenção e monitoramento e em melhorias no gerenciamento de multidões. Para isso, está investindo na aplicação da tecnologia biométrica, ferramentas para a simulação de assentos e inteligência artificial e sistemas de machine learning aplicados à análise de vídeo.
Trata-se, na maioria dos casos, de tecnologias que a empresa já implementou em outras áreas, nas quais sua aplicação já foi comprovada. Agora estas tecnologias são apresentadas como ferramentas muito úteis para a configuração da nova normalidade em eventos esportivos.
Controle de acesso em grandes locais
\"O principal objetivo deve ser garantir a segurança dos espectadores que chegam ao estádio e para isso será importante apostar em processos e tecnologias sem contato e sem papel que ajudem a implementar as melhores práticas de saúde e requisitos regulamentares, como o distanciamento social\", disse David Antonio Perez, diretor da Divisão de Segurança da everis Aeroespacial, Defesa e Segurança.
Neste sentido, uma das tecnologias requisitadas para desempenhar um papel fundamental é a biometria facial, que permite combinar processos sem contato e sem papel com uma identificação precisa dos torcedores. Atualmente, as soluções da everis permitem que o reconhecimento facial seja combinado com sistemas de controle de temperatura corporal.
Um sistema de acesso com biometria facial utilizará primeiro um aplicativo móvel, onde, de qualquer lugar, os torcedores podem gerenciar seus ingressos em um processo autônomo, que também inclui suas informações biométricas. Ao chegar no estádio, a porta de acesso, equipada com um totem de reconhecimento facial da everis, será aberta automaticamente após a identificação. Estas são as mesmas tecnologias que a everis já implementou em 2019 e no início de 2020 nos projetos piloto de embarque automático nos aeroportos de Menorca e Linate (Milão).
Como alternativa a este sistema, a everis desenvolveu um sistema de acesso por código QR biométrico de alta densidade, que permite codificar um modelo biométrico na mesma imagem juntamente com outros tipos de dados, como informações sobre um único ingresso ou um ingresso para a temporada. Uma característica fundamental desta tecnologia é que as informações biométricas não são armazenadas em nenhuma plataforma centralizada, mas permanecem em posse do torcedor, dentro do código QR. No acesso ao estádio basta exibir o código para uma câmera, a entrada será validada e as informações biométricas serão comparadas com a que está sendo processada em tempo real. Este sistema também é compatível com a tecnologia NFC.
Medidas de prevenção ao acessar o estádio
A everis, além de desenvolver as plataformas de credenciamento e identificação, também possui uma ampla gama de soluções físicas de reconhecimento facial e validação de documentos, incluindo totens, facepods e quiosques. Nos últimos anos, a empresa realizou a instalação de dezenas de sistemas semelhantes, como portões automáticos de controle de fronteiras em diversos aeroportos espanhóis.
Devido à crise causada pela COVID-19, a empresa incorporou recentemente tecnologias de controle de temperatura corporal em seus sistemas com o objetivo de reduzir a propagação da doença. Especificamente, o monitoramento da temperatura pode ser configurado tanto por meio de termografia, que é realizada ao mesmo tempo que o processo de reconhecimento biométrico, quanto por meio de dispositivos de medição no pulso, sempre sem contato.
Gerenciamento de capacidade em estádios
Outro dos grandes desafios enfrentados pelas organizações esportivas é o gerenciamento da capacidade das instalações, tanto para otimizar a ocupação dentro das restrições que possam existir quanto para garantir o distanciamento social.
A everis, por um lado, tem um sistema avançado de simulação de capacidade que ajuda as equipes a planejar a distribuição dos torcedores em diferentes áreas do estádio. Esta solução não só permite o cumprimento das medidas sanitárias necessárias, mas também ajuda a analisar o impacto sobre a renda. Esta é uma solução operacional, originalmente projetada para o gerenciamento de participantes durante a fase de reforma em grandes locais.
Além disso, graças à análise de vídeo com inteligência artificial, é possível monitorar em tempo real se existem multidões em áreas específicas, emitindo automaticamente alarmes e facilitando assim a ação dos responsáveis pela segurança.
Para David Antonio Pérez, as novas medidas adotadas com a incidência da COVID-19 nos obrigam a acelerar a implementação de tecnologias e sistemas que já estávamos utilizando e que eram uma tendência futura. “Estas são soluções cuja utilização, acreditamos, não será temporária, e que estamos testemunhando uma redefinição das medidas de segurança em grandes áreas esportivas”, afirma.
Sobre a everis ADS
A everis Aeroespacial, Defesa e Segurança (everis ADS) oferece soluções globais integrando tecnologias confiáveis e inovadoras, tanto de desenvolvimento próprio – quer seja diretamente, quer seja através das PME’s nas quais o grupo participa – quanto de destacados parceiros com os quais mantém alianças estratégicas.
A empresa combina a solidez de uma multinacional líder, com a agilidade, flexibilidade e capacidade inovadora das PME’s que fazem parte do grupo e operam em setores tecnológicos. Desta forma, oferece ao mercado produtos e serviços de ponta nos setores de defesa, aeronáutica, segurança, simulação e espacial.
Sobre a everis
A everis é uma empresa de consultoria e outsourcing que abrange todos os setores da economia, com um faturamento de 1,437 bilhão de euros no último ano fiscal. É formada por mais de 27 mil profissionais distribuídos pela Europa, EUA e América Latina.
A everis está comprometida com a geração de talento e inovação. Seu principal objetivo é atrair os melhores profissionais e ajudá-los a desenvolver suas carreiras na empresa http://www.everis.com.
Sobre a NTT DATA
A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado. Sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países, nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização.
Para mais informações, visite http://www.nttdata.com
Contatos para a imprensa:
Market21 Comunicação & Marketing
Clezia Martins Gomes clezia.gomes@market21.com.br / (11) 9 9112-6942