E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Linha de água purificada nas indústrias requer cuidados especiais na limpeza e sanitização
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Projétil de espuma do UC System (à esquerda) após limpeza de tubulação
Projétil de espuma do UC System (à esquerda) após limpeza de tubulação

A água é um insumo fundamental na produção industrial dos mais diversos produtos. Por isso, a limpeza e a sanitização das linhas que transportam o líquido nas indústrias precisam ser feitas de forma eficaz e responsável. Estes cuidados ajudam a evitar a contaminação das tubulações e dos produtos, o retrabalho e os danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.

Vale lembrar que linhas de água purificada mal cuidadas favorecem a formação de contaminantes como o biofilme microbiano e o rouge (contaminação ferruginosa), gerando diversos danos à produção industrial. Estas contaminações resultam em milhões de dólares de prejuízo por ano para os setores de cosméticos, alimentos, produtos farmacêuticos, entre outros segmentos.

Combate aos contaminantes - De acordo com a Ultra Clean Brasil - empresa que produz soluções para a limpeza a seco de tubulações industriais - para evitar problemas é necessário que as indústrias criem uma cultura de prevenção de contaminantes, com uma política rigorosa no controle de qualidade e segurança das linhas de água purificada. Ou seja, quanto mais investimento em prevenção, menos prejuízos na produção.

Esses investimentos podem começar pelo treinamento de higienização para os técnicos, colaboradores e funcionários. Também é importante incluir as boas práticas na manipulação dos equipamentos (proteção contra os contaminantes) e utilizar um método eficaz de sanitização e manutenção da limpeza.

Para chegar a estes resultados, a indústria deve fazer a inspeção constante das tubulações, mangueiras e demais instalações. Além disso, são necessárias análises periódicas físico-químicas e microbiológicas. Ou seja, é preciso estabelecer um ciclo de limpeza com intervalos regulares.

É comum que as sanitizações convencionais sejam feitas através de química, térmica e ozônio. Mas, de acordo com a Ultra Clean, estas soluções não são práticas por levarem ao desperdício de água, produtos, tempo e insumos.

Uma alternativa eficaz apresentada pela empresa é o sistema de limpeza a seco Ultra Clean System (UCS). Composta por lançador pneumático, bicos de 06 mm a 4,5\" e projéteis de espuma especial de poliuretano expandido, a tecnologia limpa a seco e em questão de segundos as tubulações industriais.

A limpeza que o UCS oferece é mais profunda que os métodos convencionais, defende a Ultra Clean, pois o projétil é inserido com diâmetro 20% maior que as extremidades internas da tubulação. Ao sofrer o impacto da pressão do ar comprimido, a reação do projétil (graças a sua porosidade) é de se expandir. Isso causa um atrito muito maior nas paredes internas das tubulações, fazendo durante a limpeza uma \"escovação\".

A \"escovação\" remove os resíduos que a limpeza convencional com produtos químicos (que são líquidos) e água não é capaz, porque contaminantes como o biofilme exigem ação mecânica para a remoção de todas suas camadas.

Com o método de higienização Ultra Clean System e também com a inspeção habitual, as linhas de água purificada ficam protegidas e é possível não só combater focos de contaminação e impurezas, mas também prevenir a formação de novos problemas.

“Com o Ultra Clean System as indústrias podem evitar perdas e prejuízos desde o início da produção e garantir a pureza da água”, enfatiza Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil. “Esta é a única solução que garante 100% da remoção de contaminantes em linhas de água purificada”.

Para mais informações sobre a tecnologia Ultra Clean System, acesse: http://www.ultracleanbrasil.com.br


Ultra Clean Brasil
(11) 5052-3244
ultraclean@ultracleanbrasil.com.br
http://www.ultracleanbrasil.com.br

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Economia  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Diálogo Assessoria de Imprensa  
Contato: Edson Barros  
Telefone: 11-2092-9251-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.