Fábrica de molho de tomate economiza R$ 697 mil por ano com auxílio de tecnologia sustentável
Empresa efetua a limpeza a seco e em questão de segundos das tubulações com auxílio da tecnologia patenteada UC System

A Ultra Clean Brasil anuncia que um dos seus clientes no setor de alimentos - uma indústria de molho de tomate - começou a economizar R$ 697 mil por ano após adotar a limpeza a seco de linhas de envase e combater o desperdício de produtos perdidos na produção.

Hoje, com a limpeza a seco das tubulações, o fabricante recupera por ano 475,2 toneladas de molho que antes ficavam retidas como resíduos em 3 longas linhas de envase.

“Esse volume de produto costumava ser inutilizado pelo método anterior de limpeza das tubulações, feito com água e produtos químicos. Agora, com a limpeza a seco, o residual de molho parado nas tubulações é recuperado, embalado e comercializado. Como a companhia vende o quilo a R$ 1,00, a economia gerada no ano é de R$ 475,2 mil, ou seja, o que antes era prejuízo se tornou um ganho”, explica Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil. “Benefícios adicionais gerados pela redução de tempo de mão de obra no setup e aumento de produção fazem com que o total gerado pela nova solução alcance R$ 697 mil por ano.”

A empresa efetua a limpeza a seco e em questão de segundos das tubulações com auxílio da tecnologia patenteada UC System. Além de assegurar o aproveitamento total do que é produzido na fábrica, o método garante uma economia de 50% de água, pois o líquido agora só entra na etapa final do processo, após os resíduos de molho de tomate serem removidos.

Com a tecnologia, a indústria também cortou significativamente o tempo de setup, como é chamado o período de ajustes e limpeza entre a produção de diferentes itens. Para limpar duas vezes por dia as linhas de envase, o fabricante de molho de tomate consumia 1.584 horas por ano. Após a adoção da limpeza a seco, este tempo caiu pela metade, ou seja, para 792 horas/ano.

Levando-se em conta que o valor da mão de obra no setup gira em torno de R$ 30,00 a hora, a empresa reduz o custo operacional ao final de um ano em R$ 23.760,00.

As horas economizadas no setup são aproveitadas para o aumento de produção. Como a empresa produz 250 quilos de molho de tomate por hora, as 792 horas geram 198 mil quilos a mais de molho de tomate no ano.

Somando-se os R$ 198 mil deste aumento de produção, os R$ 475,2 mil do combate ao desperdício e os R$ 23.760,00 da redução de custo operacional, a economia total conquistada pela indústria no período de um ano fica em R$ 696.960,00.

“Podemos afirmar que todas as indústrias de alimentos que adotam a limpeza de linhas de envase com água e produtos químicos desperdiçam produtos, perdem mais tempo no setup e consumem muito mais água que o necessário. Estes problemas são eliminados com a limpeza a seco e em segundos da tecnologia UC System”, enfatiza o diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.

Desenvolvido nos Estados Unidos, o método UC System descontamina mangueiras, tubulações e tubos utilizados nas linhas de produção industriais que transportam e envasam produtos líquidos e semissólidos.

O sistema dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior de tubos, tubulações e mangueiras. A alta pressão exercida pelos projéteis – mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y – permite recuperar 100% dos produtos acabados com zero de perda ou desperdício. Além disso, o UC System combate o biofilme, um dos grandes causadores de contaminação em fábricas, e garante a limpeza final das tubulações com 50% menos água.
Ecologicamente correto, o UC System também proporciona redução significativa do volume de líquidos e produtos acabados enviados para o tratamento de efluentes e risco zero de insalubridade para os operadores.

De acordo com a Ultra Clean, o sistema já é adotado no Brasil por mais de 250 grandes indústrias dos mais diversos segmentos, entre elas Pepsico, Kraft Heinz, BRF Foods, Bauducco, M. Dias Branco, Arcor, Coca-Cola, Heineken, Johnson & Johnson, O Boticário, Granado, Bayer, Basf, Eurofarma, EMS, Roche e outras.

Para comprovar a redução de custos e o aumento de produtividade propiciados pela tecnologia, a Ultra Clean Brasil elabora um relatório de benefícios completo e customizado para as empresas.

Neste relatório são calculados os ganhos a serem alcançados por ano, incluindo economia de água, fim do desperdício de produtos acabados nas tubulações, redução do tempo de setup, entre outras variáveis. Assim fica claro para o cliente qual será o retorno do investimento.

Para mais informações sobre o UC System, acesse http://www.ultracleanbrasil.com.br

Confira vídeo sobre a tecnologia: http://www.youtube.com/watch?v=anTtqFk7E1A

Editorias: Alimentos  Economia  Industria