By Kamy: o mundo como fábrica e as pessoas como referência

Em seus 30 anos, o Grupo by Kamy consolidou-se como a principal grife de tapetes do Brasil, através de um trabalho sólido, com base em pesquisas de novas técnicas no campo do design, social e ecológico, para o desenvolvimento de seus produtos. Ignorando o previsível, a empresa concentrou-se na busca incessante por possibilidades de diferentes prismas, garantindo ao mercado muito além de tapetes, com peças que traduzem experiências de vida e retratam verdadeiras obras de arte. Essa responsabilidade entre todos os processos faz a marca ir além e mostrar o que está por trás de suas linhas e estampas, como técnicas e conhecimentos que envolvem habilidades, intuição e sensibilidade, conectando o design e a criação.

Muito mais do que o visual do produto, a by Kamy compreende cada cliente como elemento essencial de cada contexto, como um presente acolhido e valorizado. Por isso, além de garantir peças impecáveis e uma diversidade digna de atender a todos os estilos e gostos, a by Kamy proporciona a cada cliente uma opção diferenciada de compra e uma experiência singular ao adquirir o seu tapete by Kamy. A filosofia da empresa se apoia na flexibilidade e no conhecimento. A originalidade das criações se agrega aos valores de conduta da marca, conseguindo superar fronteiras com muita personalidade e coerência.

Cada produto by Kamy possui a alma da empresa e sua filosofia de vida. A sabedoria e o contemporâneo se mesclam no design das peças, onde apresentam releituras culturais e interagem com o atual de forma singular. “Podemos observar mudanças em todos os lugares do mundo, especialmente em relação à originalidade das criações. O mercado desafia o novo, o diferente. Essa é a alma do design”, explica Francesca.

A arte do tear evoluiu com a tecnologia e a matéria-prima, o que também contribuiu para gerar novos valores, levando ao desafio de novas possibilidades. A qualidade e originalidade das peças endossam a dedicação dos empresários Kamyar Abrapour e Francesca Alzati, a frente de todos os processos. Para Francesca o tear é a nova tela em branco, onde os artesãos são verdadeiros artistas que transformam sonhos e projetos em realidade.

O diferencial não está apenas no que a marca representa; a filosofia da empresa se apoia na criatividade e na superação dos principais artesãos e, a partir deste conceito, surgem produtos e projetos que unem sustentabilidade, responsabilidade social e tudo o que está relacionado aos valores humanos.

A evolução contribuiu também para agregar valores ao desafio de novas possibilidades e caminhos. O processo de criação de seus produtos permite a incorporação de elementos abstratos inspirados no contemporâneo, na individualidade, no expressionismo e na vanguarda. Assim como também admite a influência do mundo em um senso coletivo representado em cada peça.

Além de oferecer uma extensa gama de produtos, a marca conta com serviços especiais de cuidados com as peças, atendendo ao consumidor de forma completa, auxiliando na durabilidade dos tapetes. A by Kamy Serviços oferece ao cliente lavagem, manutenção e restauro, expressando o valor de cada um dos produtos em todos os serviços da marca.

Mais um importante nicho do Grupo é a locação de produtos para eventos. A by Kamy Eventos possui diversos móveis e tapetes de extrema qualidade para locação e decoração de eventos como casamentos, aniversários, festas corporativas, entre outros.

by Kamy pela sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito de preservação e reaproveitamento relacionado aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade, que refletem na biodiversidade e no ecossistema. Esse é posicionamento politico-ambiental presente em todos os setores da by Kamy: práticas de reciclagem, doações, uso consciente de produtos e matérias-primas, além do desenvolvimento de produtos em parceria com ONGs estão incorporados no perfil de trabalho. Além disso a by Kamy incentivada a criatividade e elaboração de novos produtos utilizando fragmentos que poderiam ser descartados.

Desde o início de 2010, a empresa também investe em processos de consultoria, workshops e estudos internos a fim de adotar uma política totalmente direcionada aos recursos ambientais com foco em atitudes sociais, econômicas e culturais, que impactam diretamente em todos os departamentos e setores da by Kamy. O uso de lâmpadas econômicas e aproveitamento da iluminação natural, separação do lixo para reciclagem, reuso da água, controle de torneiras, aplicação em todas as áreas do galpão e dos showrooms um piso especial para melhor drenagem da água, entre outros, são atitudes que fazem parte do dia a dia da marca. “Trata-se de uma questão cultural que deve ser absorvida por todos os envolvidos nos processos da empresa, que vão da concepção de um produto até a vivência do dia a dia”, explica Kamyar Abrarpour, proprietário da by Kamy.

Para a concepção de seus produtos, a empresa investe cada vez mais em materiais, como o puro algodão, seda e lã extraídas de animais de modo natural, que não exige sacrifícios, além de fibras naturais, como sisal, hemp, cactus, aloe, taboa, banana silk (seda de bananeira) e bambu silk (seda de bambu), provenientes da vegetação típica em diferentes regiões do mundo. Atualmente, 80% dos tapetes são feitos com matéria-prima natural, o que revela ainda a tecnologia inteligente de transformar o elemento original em novos materiais, criando produtos diferenciados com texturas e coloridos da própria natureza, sem perder a essência da beleza e do conforto.

As condições de trabalho das pessoas envolvidas no processo de fabricação das peças também são de extrema importância para a by Kamy, pois seus fornecedores são escolhidos devido a sua idoneidade e em alguns casos as empresas oferecem até serviços de creches gratuitos para que os pais possam trabalhar com mais tranquilidade e qualidade. A nova fábrica da marca foi concebida não só de forma ecológica, mas também com um cuidado com a harmonia e clima do ambiente.

O leão
A logomarca da by Kamy foi inspirada na força e domínio que a natureza cedeu ao rei da selva, o leão. As características do felino se assemelham à marca, caracterizando sua identidade. “Escolhemos o leão para nos representar”. O leão protege e dá as diretrizes, enquanto a leoa caça, por isso o escolhemos, pois ele traduz respeito e união. E são esses os principais valores da by Kamy”, explica Francesca Alzati, diretora de produto, representante da marca e sócia-proprietária ao lado de seu marido, o iraniano Kamyar Abrarpour, representado na figura do leão por sua experiência e vivência. Além de tudo, o símbolo faz referência a antiga bandeira do Irã, refletindo a história e origens de seu proprietário. Esses valores estão delineados na juba, pois cada parte significa um setor da empresa, da administração ao atendimento; todos estão integrados neste símbolo representativo. “O leão não tem medo de lutar e ama a sua floresta e seu entorno.”, finaliza Kamyar.

by Kamy by Francesca Alzati
A arquiteta Francesca Alzati é responsável pelo design de 80% dos tapetes que são produzidos no Oriente, na Europa, EUA e Brasil. “Nós somos uma empresa multicultural, assim como é o Brasil, que tem inúmeros produtos, cores, tribos e costumes. Nosso estilo é amplo e sem preconceito, mas com uma característica essencial: potencializar o que cada lugar tem de melhor para obtermos os mais lindos tapetes e de melhor qualidade. E, dessa forma, entregar aos nossos clientes o que ele deseja, deixando-o feliz”, conta.

Com empenho, Francesca divide seu tempo e atenção em todos os setores da empresa, acompanhando todo processo produtivo desde os projetos de criação e design até a produção realizada nas fabrica. Com isso, seu amplo conhecimento chega ao processo de confecção e alcança a lavagem, manutenção e restauração desse produto que veste o chão.

Lojas
BY KAMY MAISON
No showroom localizado na mais badalada via de decoração em São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, é possível encontrar lançamentos, peças exclusivas e sofisticadas, preferidas dos consumidores e especificadores, com amplo estoque capaz de proporcionar uma visão geral de produções do mundo inteiro. O estilo da Maison é de grande casa, onde todos se integram e sentem-se à vontade. Depois de passear nos três andares, a dica é conferir o bar localizado no primeiro piso e se deliciar com os biscoitinhos, café, chá e sucos.
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147. Tel.: (11) 3081-1266
BY KAMY STORE
A loja segue o mesmo conceito de praticidade do e-commerce que leva o mesmo título. A forma diferenciada de atendimento permite facilidades ao consumidor como a troca de produtos adquiridos pela loja virtual ou até mesmo a compra de itens que foram visualizados pela internet. Na Store, é possível encontrar tapetes com tamanho reduzidos, de até 2.5 x 3.5 m, justamente para que os clientes possam levá-los na hora. A loja visa atender com mais agilidade um público que está sempre correndo e procurando soluções rápidas.
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1309. Tel.: (11) 3081-1036
BY KAMY – SHOPPING D&D
A grife também está instalada no maior centro de decoração e design da América Latina, o D&D Shopping. A acessibilidade do empreendimento atrai consumidores que procuram tudo em um único lugar. O cliente tem uma visão geral das peças e dos custos e consegue sair com a casa pronta. O atendimento é dinâmico e conta com uma integração fotográfica de todo o estoque da marca, onde mesmo com espaço reduzido, é possível encontrar as vantagens de um atendimento focado e preparado para apresentar incríveis variedades da By Kamy e de suas peças até mesmo de forma virtual.
Av. Das Nações Unidas, 12555. Loja 208/209 - Piso Térreo. Tel.: (11) 3043-9166

Editorias: Construção e Arquitetura