Limpeza hospitalar é tema de encontros on-line e gratuitos no mês de abril

Facop realiza série de conversas ao vivo pelo Youtube para falar sobre importância da higienização correta em unidades de saúde

Ao longo de todo o mês de abril, a Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop) debate a importância da higiene hospitalar para a saúde de todos, principalmente neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Transmitidas pelo YouTube todas as terças-feiras, a partir da 18h, as lives fazem parte do programa Encontro Marcado e têm como público-alvo não apenas os profissionais do setor de asseio e conservação, mas o público em geral. O doutor em Biologia e coordenador dos cursos de limpeza profissional da Facop, Mário Guedes, explica que o tema dos encontros de abril foi definido para reforçar o papel fundamental que a limpeza profissional tem dentro das unidades de saúde. “Passado um ano de pandemia, observamos que a situação continua crítica, inclusive com crescimento de contaminações e óbitos em decorrência da Covid-19. A Facop acredita que limpeza é sinônimo de saúde e bem-estar, por isso a iniciativa de falar a respeito da atuação do setor que está na linha de frente”, afirma.

Além dos professores e instrutores da Facop, participam das lives convidados especialmente escolhidos para discutir subtemas relacionados à limpeza hospitalar, como a biossegurança nesse ambiente, o dia a dia da limpeza nesses espaços e como funciona a copa hospitalar. “Recentemente lançamos a campanha ‘Onde você estiver, a Facop está com você’, que é uma forma de levar a capacitação, conhecimento e informação para os profissionais de forma prática e contínua”, detalha Guedes. Atualmente na terceira temporada, o Encontro Marcado é uma das ações da campanha e ganhou ainda mais relevância com a suspensão temporária das aulas presenciais na instituição.

Vidas da limpeza importam

Desde o ano passado, o governo federal declarou a limpeza como uma atividade essencial no enfrentamento à pandemia. Mesmo assim, o setor ainda luta pela valorização desses trabalhadores. O movimento “Vidas da limpeza importam” é uma iniciativa de entidades sindicais e outras instituições, e tem como objetivo difundir o reconhecimento dos profissionais de limpeza para que eles tenham preferência no acesso à vacina. “É preciso ampliar a valorização do profissional de limpeza. É ele o responsável por garantir ambientes livres de micro-organismos que podem contaminar a equipe de saúde e os pacientes. O trabalho executado pelo profissional de limpeza prepara o ambiente para a ação de salvar vidas”, lembra Guedes.

Realizado ao vivo, o Encontro Marcado permite que os espectadores participem da aula, enviando perguntas ou deixando comentários para os instrutores. Depois, as lives ficam disponíveis no YouTube da Facop.

Encontro Marcado

Quando: toda terça, às 18h, no YouTube da Facop (youtube.com/facop.oficial)

O evento é on-line e gratuito. Não é necessário fazer inscrição.

Próximos episódios:

06/04: NR 32: Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

13/04: Limpeza hospitalar - produtos químicos

20/04: Biossegurança em ambiente hospitalar

27/04: Copa hospitalar: como funciona?

04/05: Dia a dia da limpeza hospitalar

Sobre a Facop

A Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP) é o resultado da união dos sindicatos patronal (SEAC-PR) e laboral (Siemaco) do setor do asseio e conservação. Ela funciona com três unidades de negócio - Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA), Central de Empregos, e SESMT Coletivo - de modo a prestar apoio ao setor na capacitação, encaminhamento para vagas de emprego e medicina e segurança do trabalho. A Facop trabalha com a educação e a profissionalização como ferramenta para a emancipação social e a melhoria constante dos serviços oferecidos pelas empresas. Desde sua fundação, em 2002, já são mais de 70 mil certificados emitidos pela instituição. Em breve, a Facop vai lançar o primeiro Museu da Limpeza Profissional em todo o mundo, que conta a história do setor.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Industria
Empresa: Central Press