Chefs de cozinha preparam pratos enviados por colaboradores de indústria alimentícia
Os responsáveis por indicar as cinco melhores sugestões foram os chefs Délio Canabrava, da Cantina do Délio, Rafael Kula, do Quituto Gastrobar, e Maurício Fontana, do Gordo & Magro Gastrobar

Caldeirada Suína foi o prato destaque da ação interna que incentivou funcionários a criarem receitas com produtos suínos

Uma caldeirada que ao invés de peixe, camarão e lula leva cortes de costelinha suína, calabresa e bacon. Esse foi o prato que mostrou que o médico veterinário sanitarista Marlon Vanderlei Weirich Pappen também leva jeito para a cozinha. A receita foi destaque de uma ação interna da Alegra, indústria de alimentos derivados de carne suína, que convocou seus colaboradores para uma premiação diferente.

Com o objetivo de reunir novas receitas e de conhecer os pratos favoritos dos colaboradores e suas famílias, a empresa propôs o envio de cardápios com carne suína para serem avaliados por três chefs de cozinha, que foram os jurados da competição. Os responsáveis por indicar as cinco melhores sugestões foram os chefs Délio Canabrava, da Cantina do Délio, Estofaria e Bar Canabenta, Maurício Fontana, do Gordo & Magro Gastrobar e Rafael Kula, do Quitutto Gastrobar.

Após a seleção, as melhores receitas foram reproduzidas e provadas pelos chefs para atestar a qualidade e sabor das novidades. A receita que mais chamou atenção foi a Caldeirada Suína, por unir um prato tradicional a novos ingredientes. “Esse prato foi o maior diferencial da ação, pois trouxe uma receita já conhecida na gastronomia, mas que costuma ser composta por outros tipos de carne e que, neste caso, funcionou muito bem com a opção suína”, explica o chef Maurício Fontana.

Foram premiados também os pratos: Lombo Recheado com Farofa Alegra da colaboradora Mariana Novais Bonifácio, o Feijão Mexicano, de Daniele Gabriel Oliveira, a Sobrepaleta com Molho de Mostarda e Mel, de Ariel Correia Vieira e a Lasanha de Pernil Alegra, da vovó de Karime Podolan.

Sobre a iniciativa, que premiou os colaboradores vencedores, o chef Délio Canabrava ressalta que é uma forma de incentivar a gastronomia e inovação na cozinha dentro dos lares. “Essa ação fomentou a criatividade e o uso de uma carne tão saborosa e tão saudável. As receitas foram muito bacanas. Foi possível perceber o gosto das pessoas pela gastronomia com ideias tão diferentes”, conta Délio.

Abaixo você pode conferir a receita vencedora completa. Bom apetite!

CALDEIRADA SUÍNA

Ingredientes:

1,200kg costela suína Alegra
200 gramas calabresa Alegra em rodelas
0,600 kg batata cortada as rodelas grossas.
Páprica apimentada a gosto
300 gramas de bacon Alegra em cubos
4 cebolas médias cortadas as rodelas grossas
6 dentes de alho
4 tomates maduros sem pele e sem sementes
1 unidades de pimentão verde
1 pimentão vermelho
1/2 ramo de salsinha
Azeite de 1.5º de acidez
1 litro de vinho branco
500 ml cerveja preta
500ml de água
Sal a gosto
Modo de preparo:

Corte a costela suína Alegra e coloque os alhos picados, páprica e o sal, ficando assim de um dia para o outro.

Coloque em uma panela de ferro camadas alternadas de cebola, os pedaços da costela suína Alegra, bacon Alegra, calabresa Alegra, batatas, tomates e assim sucessivamente, sendo a última camada de cebola e tomate. Regue com azeite e o vinho, junte a salsa e os pimentões em tiras.

Leve ao fogo forte até ferver, depois deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 1h e 30m, tendo o cuidado de conservar o tacho tapado e misturar de vez em quando sem alterar as camadas.
NOTA: é importante que o azeite tenha este grau de acidez, isto porque ele resiste a altas temperaturas.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em http://www.alegrafoods.com.br.

Editorias: Alimentos  Gastronomia  Negócios
Empresa: Central Press