End Polio Run mobiliza corredores virtualmente para combater a paralisia infantil

Adaptada para atender recomendações de profissionais da saúde, corrida arrecada recursos para campanha End Polio Now. Inscrições estão abertas

O Rotary promove a segunda edição da End Polio Run em um formato especial. Neste ano, a corrida acontece virtualmente, com cada participante realizando as atividades em casa ou ao ar livre, nas ruas do bairro em que mora. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para o combate à poliomielite e conscientizar sobre a paralisia infantil. As inscrições on-line estão abertas até o dia 25 de setembro e as provas acontecem no dia 4 de outubro.

No Brasil, a poliomielite foi erradicada em 1994. Mesmo assim, campanhas de imunização e conscientização ainda são necessárias até que o vírus selvagem seja eliminado no mundo inteiro, para evitar que as crianças se contaminem. “Nós, rotarianos, temos essa dívida com as crianças do mundo. Nossa luta contra a pólio mostra a importância da prevenção por meio de campanhas de vacinação para essa e qualquer outra doença. Precisamos proteger nossas crianças, cuidar da saúde e bem-estar delas, para termos cidadãos de bem no futuro”, comenta Anaídes Pimentel da Silva Orth, Governadora do Distrito 4730 – área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.

Os participantes podem escolher entre as modalidades de caminhada (5 km) e corrida (5 km e 10 km). As provas podem ser realizadas na rua, na esteira, no parque ou na praia, desde que sigam as normas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Exceto pela modalidade de caminhada, os participantes que enviarem comprovantes de participação concorrem a um prêmio*, de acordo com a classificação. Para validar o tempo de exercício, todos os atletas devem tirar uma foto do relógio marcador de tempo ou do aplicativo de corrida do celular – e encaminhar para os organizadores do evento.

No momento da inscrição, os participantes têm três opções de contribuição: kit completo (R$ 45), que acompanha camiseta, medalha, número e certificado de participação; kit simples (R$ 30), que acompanha medalha, número e certificado de participação; e kit doação, por meio do qual o contribuinte oferece o valor apenas em prol da Fundação Rotária. A entrega de todos os kits será realizada no dia 3 de outubro, segundo o local de retirada escolhido pelo atleta.

As inscrições da End Polio Run vão até o dia 25 de setembro. Atletas que queiram adquirir o kit completo com a camiseta devem realizar a inscrição até o dia 15 de setembro. Para participar, basta se inscrever pelo site bit.ly/end-polio-run-virtual.

Erradicando a poliomielite no mundo

O combate à poliomielite é uma das principais causas do Rotary desde 1988, com o lançamento da campanha End Polio Now. Por meio do programa Pólio Plus, a instituição busca erradicar a doença - que pode provocar a paralisia infantil - em todos os países do mundo. Também em agosto, a OMS anunciou que a transmissão do vírus selvagem da pólio foi oficialmente interrompida em todos os 47 países da sua região africana, um passo histórico e vital para a erradicação global da pólio.

Com o fim da transmissão, cinco das seis regiões da OMS - representando mais de 90% da população mundial - estão livres da doença. O desafio agora é erradicar o vírus selvagem nos dois países onde a doença nunca foi interrompida: Afeganistão e Paquistão. \"Este é um grande passo na nossa jornada para um mundo sem pólio, mas a luta não acabou. Ainda precisamos do apoio dos rotarianos, doadores e profissionais de saúde para concluir o trabalho”, afirma Holger Knaack, Presidente do Rotary International.

End Polio Run | Edição Virtual | Distrito 4730

Data: domingo, 4 de outubro de 2020.

Horário: meia-noite às 23:59 horas.

Inscrições: 15 de agosto a 25 de setembro.

Valores:

Kit Completo | R$ 45,00 + taxas | Disponível até 15 de setembro
Kit Simples | R$ 30,00 + taxas | Disponível até 25 de setembro

Mais informações: bit.ly/end-polio-run-virtual

Organização: Distrito 4730 de Rotary International | Contato: Luciana — (41) 99601-1487

———————

* Atletas premiados serão convocados posteriormente na Sede do Rotary Distrito 4730 em Curitiba (Fundação da Unidade Rotária - FUR), para receber os troféus no pódio. Haverá uma pequena homenagem no evento, seguindo os protocolos da OMS.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Esportes
Empresa: Central Press