Pais e alunos do Positivo assumem compromisso em prol da educação pública

Mais de 48 mil pais e alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Superior do Grupo Positivo foram convidados a contribuir - por meio da mensalidade - com os projetos do Instituto Positivo. O trabalho desenvolvido pelo Instituto tem como premissa atuar em favor da melhoria da qualidade da Educação pública, por meio do incentivo ao Regime de Colaboração - um modelo estratégico de cooperação entre estados, municípios e união, que estimula o trabalho em rede e a troca de experiências.
Essa metodologia de trabalho adotada pelo Instituto Positivo chama-se Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), e é homologada pelo Ministério da Educação. Os Arranjos são uma importante ferramenta para a gestão educacional, pois evitam o isolamento dos municípios, a descontinuidade sucessiva devido às trocas de governo, além de fortalecerem as competências dos gestores da educação pública.
Com essa contribuição mensal, estudantes do Positivo e suas famílias passaram a apoiar milhares de outras crianças que estudam na rede pública. Para se ter uma ideia, no ano passado as doações somaram mais de R$ 140 mil, e puderam beneficiar mais de 86 mil alunos, matriculados em 463 escolas municipais da região da Grande Florianópolis, composta por 21 municípios, urbanos e rurais, que fazem parte do ADE Granfpolis.
Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca, entre os principais resultados desse investimento, 92% dos alunos inseridos em programas de alfabetização foram plenamente alfabetizados. Além disso, 100% dos alunos que ingressaram nos programas de correção de fluxo, devido à reprovação ou evasão escolar, conseguiram progredir de ano. “Em 2018, tivemos significativos avanços nos projetos implantados no Arranjo, dos quais faço questão de destacar a implantação de um programa de formação e aprimoramento para os diretores escolares, e também um trabalho de análise da eficiência e eficácia orçamentária das secretarias de educação dos 21 municípios”, explica Cristiane.
De acordo com Eliziane Gorniak, diretora executiva do Instituto Positivo, “os benefícios desse trabalho ultrapassam os limites do território da região da Grande Florianópolis, pois os aprendizados e as experiências ali vividas estão sendo registrados e compartilhados com outras regiões do Brasil. E isso já vem incentivando a criação de novos Arranjos de Desenvolvimento da Educação que, por sua vez, irão beneficiar mais alunos em nosso país”. Para Eliziane, esse engajamento de alunos e familiares vai de encontro com o espírito de cooperação, essencial na educação. “Nós acreditamos que não se faz nada sozinho, por isso somos gratos por todas as contribuições”, finaliza.

Sobre o Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para atuar na área de investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública brasileira por meio do incentivo ao Regime de Colaboração, modelo estratégico de cooperação entre os estados, municípios e união que estimula o trabalho em rede e a troca de experiências. Para tornar isso possível, o Instituto Positivo adotou o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), metodologia homologada pelo MEC que favorece o trabalho colaborativo entre Secretarias de Educação de municípios próximos geograficamente. Nesse contexto, os participantes do ADE se apoiam mutuamente para colocar em prática ações estratégicas com o objetivo de avançar na melhoria dos indicadores da Educação. Desde 2015 o Instituto é o articulador técnico do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da região da grande Florianópolis, o ADE/Granfpolis, que já vem impactando e trazendo avanços na aprendizagem dos alunos. Para ter mais informações, acesse a revista de resultados 2017 na área de “Publicações: Produção de Conhecimento” no site do IP: http://instituto.positivo.com.br/.

Editorias: Criança  Educação  Serviços  Sociedade  Teen
Empresa: Central Press