E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




O valor do “Sensemaking” para desenvolver uma liderança baseada em propósito
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O autor Ricardo Oliveira Neves lança no Brasil o seu 7º livro de negócios com o título “Sensemaking: Liderança por propósito”, cujo objetivo é fornecer um conteúdo inovador no teórico e na prática dos negócios referente ao desenvolvimento de um modelo de liderança para o chamado “novo normal”.

A proposta central do livro é fornecer um verdadeiro “guia” para nortear os princípios que devem ser desenvolvidos nas novas organizações, em especial neste mundo pós-pandemia. “A intenção é apresentar a evolução dos modelos de liderança essenciais para o século 21, em que o modelo comando-e-controle já não funciona mais”, explica Ricardo Oliveira Neves.

A atividade como escritor emerge da prática como consultor em estratégia, comunicação e marketing que Neves traz na experiência de aproximadamente três décadas de serviços prestados às empresas de classe mundial e organizações internacionais de fomento e promoção do desenvolvimento sustentável, como o Banco Mundial e agências das Nações Unidas. Neves apoia-se também em pesquisas, pois como gosta de frisar “não há nada mais prático que uma boa teoria”. Assim, Sensemaking nasceu em um sabático acadêmico que Neves vivenciou entre 2017 e 2019 na Universidade NOVA de Lisboa, onde se aprofundou no tema liderança e comunicação, tendo sido contemplado com o Diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação especialização Comunicação Estratégica.

Sensemaking foi motivado fundamentalmente pela constatação de que as empresas ainda não estão preparadas para um modelo que substitua o gerenciamento comando-e-controle. Como Neves dispara “boa parte da mentalidade corporativa ainda idolatra o modelo ‘A Arte da Guerra’, que se esgotou e que está em dissonância cognitiva com o mundo do século 21”. O que explica, segundo Neves, as dificuldades do mundo corporativo no recrutamento e retenção dos melhores talentos do mercado, especialmente dos que fazem parte das gerações Milênio e Z.

Sensemaking é dividido em quatro partes, apresentando de forma clara a jornada que as empresas precisam percorrer para alcançar o novo padrão de sucesso no mercado. A primeira parte explora o conceito de Complexidade Exponencial, demonstrando com estudos e exemplos práticos porque o sistema atual está “quebrado”. A segunda parte aprofunda a temática da Comunicação como função estratégica da liderança, em que Neves aponta o novo protagonismo da comunicação – sob o novo paradigma “Sensemaking” – e apresenta didaticamente a nova caixa de ferramentas de comunicação da liderança para o século 21.

Já na terceira parte, Neves aborda outro tema central da discussão mundial: o propósito e o impacto na sociedade, ou seja, um novo modelo de orientação da liderança para as empresas nos quais o lucro é apenas parte do sentido da existência organizacional. Essa parte destrincha a evolução do desenvolvimento organizacional das empresas demonstrando com fatos as mudanças sistêmicas e o advento de novos referenciais, bem como os KPIs - Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, abordando concepções expressas nas siglas que se tornam cada vez mais conhecidas no mundo corporativo, como CSR – Corporate Social Responsibility, ESG –Environmental Social Governance e SDGs – Sustainable Development Goals.

Na quarta e última parte do livro, orientada para a prática, Neves apresenta uma nova metodologia para a verdadeira mudança de mentalidade nas empresas e pessoas: Mindset Transformational Process (MTP), cujo objetivo principal é orientar e facilitar o processo colaborativo de tomada de decisão para equipes no desafio da mudança sistêmica e transformação da mentalidade nas empresas e instituições. Um processo que Neves resume como liderar em direção a um “novo normal”.

Publicado pela Editora Neo21, o livro “Sensemaking: Liderança por propósito” de Ricardo Oliveira Neves já está disponível no site (http://www.neo21.com.br/livros/sensemaking-lideranca-por-proposito-por-ricardo-oliveira-neves) da editora ou pela Amazon.com. O livro também será lançado brevemente nas edições em inglês e em espanhol.

Editorias: Economia  Negócios  Serviços  Recursos Humanos  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Juliana Vercelli  
Contato: Juliana Vercelli  
Telefone: 11-4152-1862-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.