Poly ressalta em pesquisa global a importância das chamadas telefônicas para uma melhor experiência ao cliente

Pesquisa aponta um comparativo multigeracional em que, tanto Baby Boomers como Millennials, preferem se comunicar por meio dos canais de voz e texto

A Poly (nova marca resultado da fusão das empresas Plantronics e Polycom) identificou como os consumidores de diferentes gerações se comunicam num mundo omnichannel (e-mail, telefone, bate-papo online, vídeo) e contou com a DMG Consulting* para realizar a pesquisa \"O canal de escolha do consumidor - Um estudo comparativo multigeracional de preferências de canal de comunicação do consumidor \".

As principais descobertas neste estudo apontam que:

• Conversar com o atendimento ao cliente de empresas e órgãos públicos continua sendo a maneira mais fácil que os consumidores indicaram quando precisam abordar situações desafiadoras ou complicadas para solucionar;

• Chamadas de voz continuam sendo críticas para proporcionar uma excepcional experiência do cliente (CX – Customer Experience);

• As pessoas escolhem diferentes canais para se comunicar com diversos públicos com destaque para o telefone e por e-mail.

Para os call centers, isso tudo representa uma oportunidade para avaliar as interações entre consumidores e o atendimento ao cliente para percepções sobre como operar e de forma mais eficiente e eficaz.

Numa visão geral dessa pesquisa, os pontos a serem destacados são:

• a preferência dos consumidores na forma de se comunicarem é em grande parte por e-mail ou por telefone;

• a lacuna entre gerações está se fechando: a preferência por chamadas e e-mails foi consistente em todas as gerações, com os Baby Boomers (97,5% por chamadas e 96,6% por e-mails) e Millennials (93,8% por chamadas e 96,8% por e-mails) optando por esses dois canais;

• as chamadas por telefone se destacam em situações graves ou quando há um problema sensível ao tempo (opção indicada por 98,5% dos entrevistados);

• para mais de 80% dos consumidores entrevistados há duas razões principais para as chamadas por telefone serem a principal opção: é a maneira mais rápida de obter a resolução de um problema e a mais fácil para explicar ou descrever uma situação.

As Top 5 razões por essa escolha, ou preferência, pelas chamadas telefônicas justificadas pelos participantes referem-se a endereçar um problema urgente que requer solução imediata (89%), impossibilidade de resolver um problema por meio de sistemas ou aplicações com opções self-service (77,9%), outros meios de comunicação não funcionarem (68,4%), falar com alguma pessoa quando há uma situação de insatisfação (61,2%) e prevenção de roubo de identidade ou fraude (48,3%).

Conclusões e novas tecnologias
\"A Poly considera que, em uma situação urgente, como por exemplo a perda ou fraude de um cartão de crédito, os consumidores precisam ouvir e serem ouvidos. Essa se torna uma das demandas por tecnologias de headset corporativos, incluindo a tecnologia de cancelamento de ruídos. Ou seja, é proporcionar ao consumidor um meio de comunicação aprimorado para que a experiência do cliente seja a mais satisfatória possível\", avalia João Costa – Senior Sales Manager da Poly Brasil.

Com várias opções de comunicação disponíveis para eles, os consumidores selecionam naturalmente o canal que é mais conveniente e eficaz para atender às suas necessidades específicas, enquanto para os call centers é importante que apoiem todos os canais que um cliente pode escolher.

Além disto, novas tecnologias estão surgindo com o objetivo de reduzir os custos dos call centers e, principalmente, de melhorar a experiência do cliente. São tecnologias que vêm na forma de agentes virtuais inteligentes (IVAs - Intelligent Virtual Agents) ou robôs de conversação em interfaces web (chatbots). Os IVAs usam aprendizado de máquina e inteligência artificial para criar uma solução de autoaprendizagem que se aprimora continuamente. Os IVAs habilitados por voz têm o potencial de substituir a tecnologia de resposta de voz interativa (IVR) habilitada para fala.

Embora a tecnologia emergente possa ser interessante e as comunicações digitais sejam essenciais, o que se observa é que as chamadas telefônicas continuam em alta para as questões mais importantes aos consumidores.

* Estudo completo da DMG Consulting \"O canal de escolha do consumidor - Um estudo comparativo multigeracional de preferências de canal de comunicação do consumidor \" - Fevereiro 2017 (270 participantes; 15 países entre América do Norte e EMEA) - acesse: http://www.dmgconsult.com/wp-content/uploads/2017/03/ChannelPref.Benchmark.Plantronics.Final_3.13.2017.Final_.v2.pdf

Editorias: Informática  Internet  Negócios  Serviços  Telecomunicações
Empresa: Juliana Vercelli