Perspectiva da Eletros é crescer entre 5% e 8% este ano
Perspectiva da Eletros é crescer entre 5% e 8% este ano
...

De acordo com a entidade do setor, a estimativa representa redução em relação ao início de 2018 e se deve ao tabelamento do frete, altas no aço e plástico e da incerteza política e econômica que marcou o segundo semestre

A indústria brasileira de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, de acordo com José Jorge do Nascimento, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), cresceu 14,6% no primeiro semestre de 2018 e deve encerrar o ano com índice menor, entre 5% e 8%. “Caminhávamos para a recuperação gradual, depois de amargarmos vários anos de resultados ruins. Mas com o efeito da greve dos caminhoneiros em maio, o tabelamento subsequente do frete, a alta de matérias-primas como aço e plástico, associada às incertezas do consumidor diante de um ambiente político e econômico instáveis, assistimos a uma queda nas vendas do setor, o que nos levou a rever para baixo o índice de fechamento do ano”.
Em 2018, houve destaque para vendas de televisores que, impulsionadas pela demanda gerada pela Copa do Mundo, registraram alta de 27% apenas nos primeiros seis meses do ano, com 6,42 milhões de aparelhos. “É importante destacar que a indústria de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos representa 3,34% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria. Nós, da Eletros, por meio de nossos 30 associados, empregamos 135 mil pessoas diretamente e indiretamente”. Neste ano, segundo estimativas do mercado, o PIB deve crescer ao redor de 1,5%.
Para o ano que vem, conforme o presidente da Eletros, o cenário deve apresentar-se bem mais positivo. Há o novo governo com definições de políticas econômicas voltadas à retomada do crescimento, uma estimativa de que o PIB cresça entre 2,5% e 3% e já há os mais otimistas falando em 3,5%. Achamos que tudo irá depender ainda de alguns fatores, como a aprovação das reformas e a própria condução da economia, mas estamos otimistas”. Segundo José Jorge do Nascimento, o setor espera o fim do tabelamento do frete e redução no valor de matérias-primas, o que irá favorecer os preços finais e aumento na produção. “Dependendo, portanto, dessas variáveis, acreditamos que seja possível fechar 2019 com algo entre 10% e 15% de crescimento, o que permitirá reduzir os níveis de ociosidade e retomar a contratação de mão de obra”.

Sobre a Eletros
A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – Eletros fará 25 anos de fundação em 2019. A entidade reúne 30 empresas do setor, que representam as maiores marcas do mercado, nos segmentos da linha branca, áudio e vídeo (linha marrom) e portáteis. Como representante do segmento industrial, é a principal interlocutora dos fabricantes junto aos governos federal e estaduais e ao mercado. Seus associados estão em 11 Estados, com 47 fábricas em 29 cidades. O segmento responde por mais de 135 mil empregos diretos e indiretos. Em 2017, seus associados faturaram R$ 41,4 bilhões, o equivalente a 3,3% do Produto Interno Bruto Industrial.

Editorias: Economia  Internet  Industria
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Eastside23 Comunicação
Contato: eleno mendonça