5àsec celebra 27 anos no Brasil como a maior rede de lavanderia do País
Divulgação/5àsec

Em 1994, os tintureiros costumavam retirar as roupas dos clientes em suas casas e devolvê-las cerca de 15 dias depois. Era normal ouvir o aviso “Olha o tintureiro!” por diversas cidades brasileiras. Isso porque, na época, o mercado de lavanderias no País era bastante incipiente. Naquele mesmo ano, a 5àsec – Textile Expert chegava ao Brasil. Mais que uma lavanderia, como a própria marca diz, a 5àsec é uma empresa expert na limpeza, no cuidado e no tratamento dos tecidos, que revolucionou o mercado brasileiro em seu segmento. E em 2021, a rede francesa, que tem a operação brasileira como a maior do mundo, comemora 27 anos de atuação em diferentes estados do País. Ao longo desses anos, considerando uma média linear, foram processadas mais de 327 milhões de peças nos 492 pontos de venda nacionais.

Para celebrar a data em grande estilo, a 5àsec preparou uma linha do tempo com os principais marcos que fazem parte dessa história de sucesso:

1994 - Proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Família, foi em 1994 que a 5àsec chegou ao Brasil. Neste ano, a internet no País deixou de ser exclusiva do meio acadêmico e passou a ser comercializada, de forma experimental, com conexão de 256 Kbps. Ainda em 94, foi sancionada a Lei nº 8.955, a chamada Lei de Franquias ou Lei do Franchising.

2001 - O ano que marcou a virada do século foi muito especial para a 5àsec, pois a marca foi chancelada pela primeira vez no Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

2003 - A 5àsec alcança a marca de 100 unidades ativas no Brasil.

2004 - Foi neste ano que Mark Zuckerberg criou o Facebook, que se tornaria a maior rede social do mundo. Enquanto isso, aqui no Brasil, a 5àsec conquistou uma vitória histórica, graças à sua atuação, com a entrada em vigor da Resolução da Anvisa (RDC161) que regulamentou a limpeza a seco no País.

2005 - Seguindo as tendências do mercado, a 5àsec lançou o seu sistema delivery. Além de melhorar a qualidade de vida dos clientes, o serviço de entrega proporcionou um aumento das vendas. Neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil somou R$ 1,9 trilhão e o País se tornou a 11ª economia mundial.

2007 – A 5àsec conquista o 1º Selo 5 Estrelas referente ao prêmio “As Melhores Franquias do Brasil” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).
2008 – A marca chega a 200 operações no Brasil.

2010 - Quando o primeiro iPad foi lançado, a operação brasileira da 5àsec se tornou a maior da rede de lavanderias no mundo. De acordo com o censo do IBGE, a população brasileira era de 190.732.694 habitantes.

2011 – A 5àsec atinge o número de 300 lojas ativas no País.

2012 – Em um novo posicionamento no mercado, a 5àsec promove sua mudança de logomarca.

2013 – A 5àsec recebe pela 1ª vez o Prêmio “Top 25 do Franchising Brasileiro”.

2014 - Enquanto o Brasil recebia, pela segunda vez, uma Copa do Mundo, a 5àsec lançava um aplicativo próprio para celulares e tablets. A venda de smartphones neste ano subiu 55% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 54,5 milhões de unidades. Ainda em 2014, a franqueadora brasileira lança o Sistema de Limpeza L-Solution 2.1 como alternativa na limpeza das roupa com menos consumo de água.

2015 – A 5àsec alcança a marca de 400 lojas em operação no Brasil. No mesmo ano, a rede disponibiliza no mercado uma nova versão do seu app e conquista o 1º Prêmio Lojista Alshop.

2016 – Fábio Roth assume a gestão da 5àsec Brasil e implementa processos de Governança Corporativa focando no crescimento dos próximos anos. Neste ano, a marca celebra a inauguração do novo Centro de Treinamento e recebe o 1º Prêmio O Melhor de São Paulo, pela Datafolha – Categoria Lavanderia.

2017 – A rede lança a BAG 5àsec, que tem como objetivo oferecer mais praticidade aos que buscam por um serviço de limpeza e secagem de peças do dia a dia por um valor atrativo. Investindo cada vez mais em tecnologia da informação, a operação brasileira lança também o e-commerce, mais conhecido como Lavanderia On-line. Em agosto daquele ano, a 5àsec Brasil muda para sua nova sede, em Alphaville (Barueri, SP), lança o Programa de Excelência (PEX) 5àsec e é reinaugurado o Instituto 5àsec.

2018 – A 5àsec inaugura sua primeira loja em supermercado do Grupo Zaffari, na região Sul do País, e lança uma versão atualizada do seu app.

2019 – A Lei nº 13.966 revoga e substitui a lei de Franquia nº 8.955 de 1994 e, em linha com a inovação, a 5àsec Brasil implanta o locker, mais conhecido como armário digital, para ser instalado em condomínios comerciais e residenciais. Também nesse ano a 5àsec lança a Universidade Corporativa com foco na formação e desenvolvimento de processos operacionais e gestão das equipes que englobam a rede.

2020 – Neste ano, a rede lança dois formatos de negócios. Destinado às cidades com população a partir de 100 mil habitantes, o Express permite a implantação em locais de menor metragem por ser um ponto de venda mais enxuto. O investimento para ser um franqueado deste modelo é a partir de R$ 250 mil. Já a unidade de Autosserviço, lançada pela rede no final do ano em questão, funciona como uma lavanderia self-service, ou seja, todos os processos de limpeza das peças são feitos pelo consumidor sem a ajuda de um funcionário. Para este modelo, o investimento é de R$ 190 mil. E para auxiliar nas vendas online, a marca lança o assistente virtual, Pierre.

2021 – A rede francesa atingiu a marca de 492 pontos de venda e 162 grupos de franqueados no Brasil, considerando as informações do SEF (Selo de Excelência do Franchising – 2022). A 5àsec também anunciou ao mercado o Plano de Assinatura, e o novo modelo de negócio, HUB, com investimento inicial de R$ 95 mil. Para acompanhar o novo comportamento do consumidor, a 5àsec lançou para os clientes o Gift Card, nos valores de R$ 50 e R$ 100. Ainda em 2021, a marca espera alcançar 500 pontos de vendas.

Vale ressaltar que a 5àsec sempre se preocupou em buscar soluções de ponta para tornar todos os processos mais eficientes, desde os que envolvem a lavagem das roupas até os sistemas de gerenciamento das lojas. Com isso, foi possível desenvolver uma lavanderia inteligente, que se destaca no mercado ao oferecer um serviço de qualidade para os clientes. A rede abriu suas primeiras lojas, entregando roupas como ternos, por exemplo, em até uma hora. Para os clientes e para todo o mercado esse fato foi revolucionário. A 5àsec provocaria, ainda, novas transformações no serviço de lavanderias ao trazer tecnologia avançada para o mercado brasileiro, com máquinas importadas e produtos para limpeza e tratamento de tecidos inovadores. A presença da marca em solo brasileiro provocaria também uma elevação da qualidade dos serviços prestados.

Editorias: Economia  Negócios
Empresa: DFreire