Divino Fogão recebe pela 16º vez o Selo de Excelência em Franchising, na categoria Máster
...

Em 2020, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) concedeu a chancela do Selo de Excelência às franquias que atuam em diferentes segmentos no mercado brasileiro. Esta é a 30º edição desta iniciativa, considerada um indicador para as redes por reconhecer a qualidade e excelência da empresa franqueadora e estimular a melhoria do nível de atuação das marcas que englobam este segmento. O Divino Fogão, rede de alimentação reconhecida pela comida da fazenda e Franqueador do Ano em 2019, foi reconhecido com o selo na categoria Máster. No total, são 16 anos em que a marca recebe a chancela da ABF.

Para entender melhor, o Selo de Excelência é dividido nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega, que são classificadas de acordo com o número de franqueados da rede e de unidades franqueadas, além do tempo de atuação. O Divino Fogão foi contemplado na Categoria Máster, que concede a chancela às marcas com mais de 10 anos no mercado, mais de 30 franqueados na rede e mais de 60 unidades franqueadas. O selo visa reconhecer o fortalecimento da relação franqueador – franqueado, exaltando ações próximas com parceiros de negócios, tendo como foco os indicadores de performance das unidades. Tais fatores mostram que as redes, como a de Reinaldo Varela, investiram ainda mais em consultoria de campo, nas ferramentas de marketing e em ações nas redes sociais, com intuito de ficarem mais próximas dos consumidores e dos franqueados.

“O Selo de Excelência é um importante termômetro da gestão das redes, uma vez que a pesquisa levanta dados sobre performance operacional, maturidade e expansão, entre outros itens. Os resultados da pesquisa possibilitam às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além de ser um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão das marcas. Por isso, é muito gratificante receber esta chancela. No Divino Fogão, o franqueado tem liberdade e espaço para opinar e sugerir, além de inovar com receitas locais. Tudo que dá certo pode ser compartilhado com outras lojas. Também investimos em treinamento para manter o sabor da fazenda, além de oferecer uma variedade de pratos, saladas e sobremesas em buffet. Esporadicamente, apostamos em campanhas que auxiliam na fidelização dos consumidores e que atraem pessoas que desejam experimentar o nosso sabor. Tudo isso só é possível graças à parceria que temos com nossos franqueados”, relata o fundador e presidente da rede, Reinaldo Varela.

Fundada em 1984, a marca ingressou no segmento de Franchising no ano de 1994. A ideia de montar o primeiro restaurante surgiu quando Reinaldo Varela, natural de Mirandópolis, veio estudar em São Paulo (SP) e sentia falta do cheiro e sabor da comida de sua infância e adolescência, preparadas na fazenda a partir das receitas da avó, Dona Luiza. Dessa forma, as 184 unidades da rede são inspiradas em uma legítima casa da fazenda do interior brasileiro e estão localizadas em shopping centers espalhados pelo Brasil.

Ficha técnica Divino Fogão:
Ano de fundação da empresa: 1984
Ano de início no sistema de franquias: 1994
Número de unidades em funcionamento no Brasil: 184
Investimento inicial: R$ 700 mil
Taxa de franquia: R$ 80 mil
Capital de giro: R$ 50 mil
Royalties: 4% sobre o faturamento mensal
Taxa de publicidade: 1%
Área mínima: 36 m²
Nº de funcionários: 16 funcionários por unidade, em média
Faturamento bruto: R$ 205 mil