Aliança e Hamburg Süd fecham 2019 com apoio a renomados hospitais e focada no desenvolvimento de seus colaboradores

Hospital do amor, em Barretos (SP) e Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), foram duas das instituições apoiadas pela companhia em 2019
São Paulo, janeiro de 2020 - Tão importantes quanto as ações focadas em educação e cultura, as iniciativas relacionadas à saúde também ganharam destaque em 2019 no portifólio da Aliança e da Hamburg Süd. O Hospital Pequeno Príncipe, por meio da parceria com as duas companhias, promove a saúde da criança e do adolescente por meio da assistência, ensino, pesquisa e mobilização social.

No caso do Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos, o apoio das companhias é focado na terceira idade, o que contribui para o desenvolvimento de planos, programas e projetos voltados aos idosos na região de atuação da instituição. O mais novo do portifólio é o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que auxilia na ampliação do número de exames de diagnóstico de imagem e seções de radioterapia.

• A união faz a força

Além dos apoios as instituições, a Aliança e Hamburg Süd se uniu a algumas instituições com o objetivo de auxiliar projetos pontuais com o voluntariado. O Remar para o Futuro, que tem como objetivo ensinar a prática esportiva a jovens da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas (RS), foi um dos projetos agraciados. Por meio de uma parceria com o Tecon Rio Grande e o Tecon Sepetiba, a Aliança realizou o transporte, por via marítima, de oito barcos de competição doados ao projeto pelo Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro a Pelotas (SC).

Uma das ações de maior repercussão no ano foi a Campanha Navegação Solidária, que tem como objetivo integrar os profissionais da empresa com entidades sociais de todo o País. O projeto trouxe uma viagem fictícia em alto mar, dividida em oito portos, que representam regiões do Brasil. São eles: Portos do Sul, Porto Santista, Porto Paulista, Porto Carioca, Portos do Nordeste, Portos do Norte e dois Portos de Transbordo. Diversas entidades, ONGs e projetos foram ajudados pelo time de colaboradores da Aliança com o projeto.

Durante o ano, o time também se prontificou a ajudar na Campanha do Agasalho. De maio até o início de junho, foram arrecadados mais de 1.000 itens, entre agasalhos, cobertores, roupas de cama e banho. A equipe do 12º andar lançou uma disputa entre #CabôFrio, da Cabotagem, e a #WinterModal, do Multimodal. Entre eles as doações tiveram pesos diferentes: peças de roupa valiam um ponto e a doação de cobertores, dois pontos.

As equipes também se uniram para participar do Coastal Cleanup Day, evento mundial que reúne voluntários para limpar praias, rios e parques locais. Foram mais de 300 pessoas envolvidas e 6 mil itens coletados em Belém, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Rio Grande e Itajaí. A iniciativa reforça como fazer a sua parte pode contribuir para tornar os espaços mais sustentáveis e proteger o meio ambiente.

O que não poderia ficar de fora são as Campanhas de Natal. Como de praxe, todos os anos os colaboradores realizam esta ação em todos os escritórios do Brasil. O time de Itajaí, por exemplo, direcionou sua campanha para ajudar refugiados haitianos na cidade. Os colaboradores se reuniram com a Associação da Comunidade Haitiana de Itajaí (ACHI) para um café da manhã e doaram cerca de 100 kg de alimentos, 180 kg de roupas e materiais escolares para auxiliar nas aulas de Português.
• Desenvolvimento dos colaboradores
Está mais que comprovado que pequenas ações fazem a diferença. Por isso, a Aliança instiga seus colaboradores a melhorar não somente a performance, mas também como pessoas.

Percebendo que os colegas almoçavam sempre com as mesmas pessoas, Danilo Ferreira, que atua há sete anos na área de Documentação Exportação no escritório de Santos, decidiu criar o Almoço Aleatório. Uma vez por semana, ele convida cerca de 14 colaboradores, de diferentes setores, para um almoço às cegas. O convite é encaminhado por e-mail ao time escolhido apenas com o nome do restaurante, horário e a mesa reservada. Ninguém sabe quem foi convidado.

Também em 2019, as duas empresas criaram o Compartilha-se para discutir o tema \"Integrar gerações\". O objetivo é reunir funcionários para que possam contar suas histórias, trocar experiências, se comunicar mais e melhor, além de buscar alternativas para que todos tenham um ambiente de trabalho mais saudável e um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Uma turma de tripulantes da Aliança participou, por meio de uma parceria da empresa com o Senai, de cursos de aperfeiçoamento. Entre os cursos oferecidos aos tripulantes estavam ‘Técnicas de Manutenção’ e ‘Operação e Manutenção em Disjuntores’. O Senai Ary Torres, em Santo Amaro (São Paulo), e a Escola Senai Jorge Mahfuz, também conhecida como Senai Pirituba, foram as unidades escolhidas para os treinamentos.
Outros cursos foram oferecidos ao longo do ano a todo o time. A maioria é relativa às áreas de: Dep. Financeiro e Pessoal, Pacote Office, Gestão, Inovação e Liderança.
• Conscientização
Bem conhecido entre os colaboradores, o projeto Programa de Prevenção de Acidentes (PPA) também foi apresentado, por mais um ano, contemplando temas como direção defensiva, manutenção preventiva e corretiva, conscientização sobre o perigo do sono, velocidade e álcool. A equipe da Aliança também abordou com os motoristas direitos e deveres, além de técnicas de atendimento ao cliente, afinal a experiência é um quesito fundamental para a nossa marca.
Outra ação corriqueira são as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul com palestras e informações sobre a importância de os funcionários dedicarem um tempo à saúde e à prevenção.
Sobre a Aliança Navegação e Logística
Fundada em 1950, a Aliança Navegação e Logística integra o grupo Hamburg Süd, que agora faz parte do Grupo Maersk, líder mundial em logística de contêineres. A frota de 13 navios no serviço de cabotagem e Mercosul conecta 20 portos da Patagônia Argentina, a Manaus (AM), realizando mais de 120 escalas mensais. A Aliança é líder no transporte multimodal na América do Sul, transportando commodities que vão de gêneros alimentícios a metais, contemplando clientes de diversos segmentos.
Sobre a Hamburg Süd
Hamburg Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft A / S & Co KG - A Hamburg Süd é uma das dez maiores marcas de transporte de contêineres do mundo e faz parte da Maersk Line, a maior empresa de transporte marítimo de contêineres do mundo. Funcionários bem treinados em 250 escritórios espalhados por mais de 100 países garantem que os clientes recebam soluções de logística adaptadas às suas necessidades individuais. Fundada em 1871, a Hamburg Süd desfruta de uma presença global como uma marca de qualidade com sua subsidiária brasileira Aliança. A Hamburg Süd é uma das cinco maiores marcas reefer do mundo, está entre as líderes de mercado nos negócios Norte-Sul e atende a todas as rotas significativas do Oriente-Ocidente. Padrões de alta qualidade, serviço confiável, toque pessoal e sustentabilidade fazem parte dos valores da marca da Hamburg Süd.
Informações à Imprensa - Aliança e Hamburg Süd
DFreire Comunicação e Negócioshttp://www.dfreire.com.br (11) 5105-7171