Grupo SURA, entre as três empresas mais sustentáveis do setor de Serviços Financeiros Diversos e Mercado de Capitais

• Pelo 9° ano consecutivo, a Companhia foi incluída entre as 318 empresas do Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones e se mantém como sendo a única na América Latina nesse setor.
• O Grupo SURA, se destaca como uma das organizações com as melhores práticas econômicas, sociais, ambientais entre 16 empresas do seu setor, e faz parte também dos índices DJSI Mercados Emergentes e DJSI MILA.
• O Índice avalia a gestão própria como holding do Grupo SURA e de suas filiais, Suramericana e SURA Asset Management.

O Grupo SURA está entre as 318 empresas que compõem o Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI, sua sigla em inglês), publicado nesta sexta-feira o qual destaca às organizações com melhores práticas de sustentabilidade, após avaliar sua gestão econômica, social e ambiental.

Desta forma, a Companhia foi incluída pelo 9° ano consecutivo e está entre as três primeiras a nível mundial no setor de Serviços Financeiros Diversos e Mercados de Capitais, com uma qualificação superior a 98% entre as 16 companhias do setor que foram incluídas no índice global. Além disso, está posicionada como a única de origem latino-americana nesta indústria e, novamente, foi incluída no índice DJSI Mercados Emergente e o índice MILA.

O Grupo SURA obteve uma pontuação de 72 em 100, que analisa o resultado em três dimensões: econômica (67), social (80) e ambiental (82). Destaca-se a liderança na avaliação dos capítulos de inclusão financeira e relatório social, assim como avanços nas políticas e medidas anticrime, impacto na dinâmica pública e eco eficiência operacional.

Com esse reconhecimento, o Grupo SURA, como holding, e suas filiais Suramericana (seguros, tendências e riscos) e SURA Asset Management (aposentadorias, poupanças, investimentos e gestão de ativos), demonstram seu compromisso de gerenciar práticas que respondam a um ambiente de constantes mudanças, que lhes permitam permanecer vigentes e aproveitando oportunidades.

“Para nós, o Índice Global de Sustentabilidade Dow Jones é importante porque nos permite avaliar nossa gestão e identificar oportunidades de transformação e crescimento, com base nas melhores práticas empresariais. A cada ano, os padrões são mais exigentes e precisamos nos repensar para definir como permanecer relevantes e úteis para a sociedade, em um ambiente dinâmico e de mudanças constantes”, afirma David Bojanini, Presidente do Grupo SURA.

O setor privado é um parceiro chave no cumprimento dos objetivos da agenda de 2030 relacionados ao desenvolvimento sustentável. Fazer parte do DJSI mostra um maior compromisso com a gestão responsável, o desenvolvimento de novos modelos de inovação e a convicção de contribuir desde os fatos para os maiores desafios da sociedade.

“A sustentabilidade tem sido uma busca permanente nesses 75 anos de Suramericana, em nosso trabalho diário de contribuir para o bem-estar e para a competitividade das pessoas e das empresas, primeiro na Colômbia e depois em nove países da América Latina. Avaliações como a da Dow Jones reafirmam a convicção de sermos coerentes e promover um crescimento harmonioso entre o econômico, o social e o ambiental, para nos fortalecer como gestores de tendências e riscos”, diz Gonzalo Pérez, Presidente da Suramericana.

Da mesma forma, o Índice Dow Jones mostra que a sustentabilidade é um critério cada vez mais relevante nas decisões de investimento, uma vez que apoia e justifica estratégias abrangentes em aspectos financeiros e não financeiros que influenciam as melhores decisões de investimento.

“Fazer parte do índice Global de Sustentabilidade Dow Jones ratifica nosso compromisso de gerar confiança e relacionamentos de longo prazo com aqueles que nos escolhem na região para gerenciar seus recursos para a aposentadoria, assim como outros objetivos de poupança e investimento em diferentes momentos da sua vida. É também um sinal do nosso compromisso de ir além dos negócios e contribuir para o desenvolvimento dos países nos quais estamos presentes”, afirma Ignacio Calle, Presidente da SURA Asset Management.

Iniciativas destacadas
A perspectiva e a vocação de longo prazo do Grupo SURA têm sido fundamentais em sua experiência de crescimento e expansão na América Latina, para gerenciar tanto os investimentos quanto os relacionamentos. O objetivo tem sido permanecer e contribuir para os 10 países em que está presente, além das conquistas imediatas e dos resultados, pois a Organização se foca na forma de como alcançá-los.

Estas são algumas iniciativas que contribuem para materializar a estratégia de sustentabilidade do Grupo Empresarial SURA:
• 4 milhões de beneficiários na América Latina com soluções de seguros e produtos de poupança e investimento com foco em inclusão financeira.
• Aproximadamente 27.000 colaboradores formados virtualmente sobre o Sistema de Ética e Governo Corporativo.
• 1.600 líderes de equipes da SURA na América Latina formados na Escola para o Desenvolvimento da Liderança.
• USD 5.738 milhões foi a soma em 2018 dos investimentos temáticos de bônus verdes, sociais, laranjas, entre outros.
• USD 1.926 milhões totalizaram os novos investimentos em renda fixa feito por SURA AM em 2018 que consideraram critérios ambientais, sociais e de governo corporativo (ASG).
• A Suramericana trabalha visando incrementar um 10% os investimento de portfólio com qualificação ASG em 2020.

Finalmente, vale apontar o que foi mencionado pela firma Deloitte no seu relatório \"2030 Purpose: Good Business and a Better Future”, baseado em diferentes estudos econômicos: as empresas que assumiram um forte compromisso com a sustentabilidade alcançaram resultados superiores a 11%, em relação aos resultados de seus concorrentes no mercado de valores.

Por esse motivo, na atualidade as empresas se deparam com ter de eleger entre focar nos rendimentos a curto e médio prazo ou, em vez disso, redirecionar sua estratégia de negócios para objetivos de longo prazo, alcançando desta forma a diferenciação e tendo uma avaliação mais positiva frente aos grupos de interesse.

Material de imprensa: https://bit.ly/2kd6nnK
Mais informações em http://www.gruposura.com

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Negócios  Propaganda e Marketing
Empresa: DFreire