Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.

Mudou o CEO da sua empresa. E agora?

Sempre que há um novo líder em uma organização, há também uma nova equipe de board. Às vezes um novo CEO chega com alguns executivos de sua organização anterior. Mas o que realmente difere é a maneira como o CEO deseja trabalhar com a equipe - apenas para compartilhar informações, para consultas sobre decisões importantes ou como um grupo que toma essas decisões, por exemplo.

Supondo que o novo CEO de uma empresa deseja criar uma equipe real que tome decisões importantes, colaboradores, mesmo os que não são do board, podem ajudar? Frequentemente, essa pergunta é feita por profissionais de RH e a resposta é simples: sim, é possível ajudar o board a ter um kick-off bem-sucedido.

Pesquisas realizadas pela equipe de Ruth Wageman, uma das principais estudiosas e profissionais em pesquisa e atuação com equipes, especialmente as de liderança, demonstram que os kick-offs de novos boards são críticos para o seu sucesso.

Esses primeiros momentos dão ao CEO a chance de criar as condições que resultam em uma ótima equipe. É quando os principais líderes da organização podem ser moldados em uma equipe real, ao invés de uma que existe apenas no nome. Então, o que o profissional pode fazer para ajudar o CEO a obter o melhor kick-off?

Antes de reunir líderes seniores pela primeira vez, um CEO deve definir o objetivo da equipe, decidir quem deve - e não deve - estar e preparar os membros para os papéis que desempenharão. Demais colaboradores podem ajudá-lo a enfrentar os desafios cognitivos e emocionais impostos por essas atividades, mesmo que não estejam presentes nesse kick-off.

É neste primeiro momento que os limites da equipe são definidos, um processo que deve ocorrer em particular. No entanto, é possível se tornar num conselheiro confiável. Mesmo que não haja um relacionamento direto com o CEO, é quase certo que outros membros da equipe possam construir um bom relacionamento com alguém que o tenha e assim ajudar o CEO a aproveitar essa oportunidade crucial para colocar as coisas na melhor trajetória.

Esse e muitos outros temas relacionados a gestão de pessoas, aprendizagem de equipe e desenvolvimento organizacional são aprofundados no “Curso de Certificação Avançada nas 6 Team Conditions - Team Diagnostic Survey (TDS)”, realizado pela própria Ruth Wageman em São Paulo, nos dias 22 e 23/10, no IBGC (World Trade Center - Av. das Nações Unidas, 12551).

Ruth Wageman, PhD, é uma das principais acadêmicas que estuda e trabalha com equipes, especialmente equipes de liderança. Sua especialidade são as condições que influenciam o excelente desempenho dos times. Para chegar ao modelo com o qual trabalha, Ruth realizou amostras com 120 times de liderança em todo o mundo, além de acompanhar e pesquisar mais de mil equipes para chegar às Seis Condições que propõe como sendo fundamentais para o bom desempenho dos times. Ruth desenvolve capacidade de lideranças colaborativas dentro e entre organizações, especialmente com equipes de liderança multissetorial que trabalham para

transformar a sociedade. Foi professora nas universidades Columbia e Dartmouth e atualmente leciona na Harvard University, onde liderou e lidera muitos programas de pesquisa inovadores. Para mais informações sobre o curso: http://bit.ly/31Vgm1D Sobre Ruth Wageman: http://bit.ly/2B1xmaV

Editorias: Negócios  Recursos Humanos
Empresa: DFreire