Inteligência artificial ajuda a recolocar brasileiros na economia

Recursos de inteligência artificial aplicados à empregabilidade ajudaram a injetar cerca de R$ 155 milhões na economia brasileira nos nove primeiros meses do ano. De acordo com levantamento da fintech brasileira LEVEE, 50% desse valor diz respeito à geração de renda por pessoas que estavam desempregadas e conseguiram ser reinseridas no mercado formal de trabalho. O restante está relacionado ao incremento de renda ou a formalização de trabalhadores que atuavam em posições sem carteira assinada.

O estudo leva em consideração, sobretudo, a renda gerada por trabalhadores de funções operacionais. O uso de inteligência artificial e de aprendizado de máquinas (machine learning) está crescendo no país, especialmente por empresas que querem automatizar suas contratações, melhorar a identificação e localização rápida de candidatos para preencher seus postos de trabalho.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia
Empresa: a4&holofote