Hospital Santa Cruz promove Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão com a Universidade Kyushu

No próximo dia 06 de março, terça-feira, o Hospital Santa Cruz (HSC) realiza o Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão em seu auditório, em São Paulo, das 14h às 18h15, com a participação de membros do TEMDEC - Telemedicine Development Center of Asia da Universidade Kyushu, do Japão, uma das mais influentes e respeitadas do Japão e a maior instituição de ensino público da ilha homônima. O encontro também terá a presença de representantes do Hospital Nipo-Brasileiro e Hospital Paraná, que junto analisarão as possibilidades de novas parcerias internacionais para potencializar a qualidade do atendimento médico-hospitalar no Brasil.

O objetivo do evento é traçar o cenário do setor de saúde no Brasil e conhecer mais sobre as iniciativas tecnológicas desenvolvidas pelos hospitais presentes, além de estimular o intercâmbio com a Universidade Kyushu, que trará conhecimento de ponta no campo da Telemedicina.

“Esse evento é mais um importante marco para a nossa sociedade, por trazer ao Brasil uma universidade japonesa de referência e proporcionar o compartilhamento de inovações tecnológicas aplicadas à saúde. O encontro também será um cenário propício para promover a integração e união de esforços entre as instituições nikkei, intensificando o atendimento de excelência para a comunidade e a população em geral”, afirma Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

De acordo com Dr. Koshiro Nishikuni, neurocirurgião do Hospital Santa Cruz e membro da equipe organizadora do evento, o TEMDEC visa estabelecer comunicações médicas entre os países da Ásia e do mundo, por meio da Internet e utilizando equipamentos médicos de tecnologia avançada. “Trazer este conhecimento ao Brasil e compartilhá-lo com outras instituições é de fundamental importância para a evolução da medicina no país. Estamos muito honrados em receber pela primeira vez os representantes da Universidade Kyushu, uma das mais renomadas e influentes instituições públicas do Japão”, destaca.

O Profº. Dr. PhD Shuji Shimizu, Diretor do TEMDEC e do Departamento de Diagnóstico e Terapia Endoscópica, e Presidente do Departamento de Medicina Internacional da Universidade de Kyushu, falará na abertura do evento sobre a importância da educação médica por meio da Internet – Telemedicina e a expansão da tecnologia para a comunidade nikkei no Brasil. Também estarão no encontro o Dr. PhD. Tomihiko Moriyama, Vice-Diretor do TEMDEC; Shunta Tomimatsu, Engenheiro do Centro de Desenvolvimento do TEMDEC e Ryoko Yoshida, Diretora Internacional de Comunicação do TEMDEC.

Entre as principais atividades do TEMDEC, destacam-se:

• Educação médica remota: organização de eventos médicos e troca de informações;
• Consulta remota ao paciente: teleconsultas e indicações para atendimento internacional ao paciente;
• Desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias: novas conexões e melhores imagens;
• Produção e desenvolvimento de conteúdos atualizados: busca consistente de novas aplicações, métodos e tecnologias;
• Secretariado do Grupo de Trabalho Médico da Rede Avançada Ásia-Pacífico: http://apan.net e Centro para programas internacionais de intercâmbio: intercâmbio entre médicos de diversos países.

O Hospital Santa Cruz foi escolhido para organizar o encontro e reunir as instituições nikkei no país por sua experiência em iniciativas que integram tecnologia e medicina, como o Projeto de Telerradiologia do HSC, realizado mensalmente em parceria com o Hospital Universitário da USP e o Hospital Amazônia (Belém/PA). O projeto, em sua 8ª edição, também será realizado no dia 06 de março, a partir das 11h, e terá o acompanhamento dos médicos e profissionais do TEMDEC e das instituições nikkei, presentes no Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet  Saúde
Empresa: a4&holofote