Hospital Santa Cruz realiza exame que analisa causas de desmaios frequentes

Tonturas e desmaios que ocorrem com frequência devem ser investigados a fundo, pois podem causar males à saúde. Atualmente, existe um exame rápido, fácil, indolor e também bastante procurado chamado Tilt Test ou Teste de Inclinação. Ele já está disponível no Hospital Santa Cruz (HSC), na capital paulista, e identifica a razão clínica de desmaios que acontecem repetidamente.

De acordo com a Dra. Gisele Magalhães, médica cardiologista do Hospital Santa Cruz, o Tilt Test é feito em uma mesa especial, inclinada, que se movimenta com objetivo de analisar como o corpo regula a pressão arterial em resposta a mudanças de posição, ou seja, ao estresse da gravidade, indicando as causas dos desmaios.

“Os desmaios frequentes, ou síncopes, são um problema comum, atingindo cerca de seis a cada mil pessoas por ano no Brasil. O exame foi desenvolvido para auxiliar a esclarecer quadros de disautonomia (doença do sistema nervoso), manifestos principalmente por episódios de síncope, pré síncope ou tontura de possível etiologia vasovagal, ou seja, relacionados a uma súbita e transitória diminuição do nível de consciência e do tônus postural com recuperação espontânea”, explica Dra. Gisele.

Por meio do Tilt Test é possível detectar disfunções no sistema cardiovascular que acarretam quedas indesejáveis da pressão arterial e da frequência de batimentos cardíacos, levando a perda de consciência por diminuição da circulação cerebral. “Depois que este método diagnóstico entrou em vigor na prática clínica cardiológica, a maioria dos desmaios de origem não explicada passou a ser esclarecida e os pacientes tratados adequadamente”, afirma a médica.

O exame requer jejum de seis a oito horas e todo o procedimento tem duração aproximada de uma hora. O diagnóstico ou resultado final do Tilt Test é conhecido em até 24h após a sua realização.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Saúde
Empresa: a4&holofote