Black Friday: Veja as dicas da PROTESTE para aproveitar as promoções

A Black Friday só acontece no próximo dia 24 de novembro, porém, as propagandas e campanhas online e já estão no ar há muito tempo. No entanto, antes de finalizar uma compra na loja ou na internet, alguns cuidados são fundamentais.

Em casos de compras online, é preciso verificar se a loja realmente existe e quais as condições na hora da compra. No caso das lojas físicas, testar produtos de mostruário, certificar-se quanto a garantia oferecida e direito a troca são um bom começo.

Com a proximidade de uma data tão importante para o comércio brasileiro, a PROTESTE, Associação de Consumidores, separou algumas dicas para quem deseja fazer compras sem ter dores de cabeça.

Falso “Imperdível”
Algumas lojas aumentam os preços dos produtos semanas antes da Black Friday, para simular um grande desconto, a famosa “metade do dobro”. Por isso, é necessário comparar os preços e acompanhar sua evolução com as ferramentas disponibilizadas pela PROTESTE (Plug in: https://maisbarato.proteste.org.br/ e http://www.proteste.org.br/black-friday). Em algumas ocasiões, o produto desejado custa mais barato fora desse período de apelo às compras.

Características do produto
Caso o consumidor opte por comprar presencialmente nos estabelecimentos comerciais é aconselhável que ele teste os produtos antes de levar para sua residência, para evitar qualquer problema. Lojas que abrem mais cedo e produtos tirados da vitrine na hora da compra podem esconder falhas e defeitos que devem ser mostrados antes de finalizar a compra.

Juros e endividamento
Antes de se deixar levar pelas ofertas o consumidor deve ponderar que o final do ano é um período de muitos gastos. É aconselhável aproveitar a primeira parcela do décimo-terceiro salário para, primeiro, quitar as dívidas.

Comprar à vista é sempre um bom negócio, pois evita o superendividamento, ao mesmo tempo que oferece possibilidade de uma melhor negociação. Cuidado com parcelas a perder de vista com a falsa ilusão de preço “sem juros”.

Venda Casada
Independentemente da data, a venda casada é contra o Código de Defesa do Consumidor. É preciso que o consumidor tome cuidado com esse tipo de negócio e se atente para não ser ludibriado por falsas promoções, uma vez que é muito comum que o valor do “brinde” já esteja incluído no preço do produto.
Pensando no consumidor, a PROTESTE tem monitorado o mercado de venda on-line e verificou que os preços possuem uma variação de até 45% de loja para loja e de até 20% de um dia para o outro. Para poupar o esforço dos consumidores, que entram em vários sites fazendo a comparação dos preços, a Associação lançou o Mais Barato PROTESTE, um plugin para navegador de Internet que avisa quando o produto chega no valor desejo.

Novidade! Ferramenta que avisa ser Black Fraude
A PROTESTE monitorou os preços de mais de 800 produtos nas principais lojas virtuais do Brasil durante o último ano para ajudar o consumidor a diferenciar as reais oportunidades da Black Friday daqueles descontos falsos praticados pelo mercado nessa época e criou uma ferramenta inovadora.
A ferramenta, que vai auxiliar o consumidor a tomar a melhor decisão de compra, vai funcionar da seguinte forma: o consumidor informa o nome e o preço encontrado para o produto, a ferramenta compara com nosso histórico de preços e retorna um dos três resultados possíveis:
• Vale a pena comprar, pois o preço deste produto realmente está menor que o encontrado no último ano.
• Vale a pena comprar, apesar deste produto já ter sido mais barato no último ano, pois o preço ainda é atrativo.
• Não vale a pena comprar, pois o produto já foi encontrado mais barato.
A PROTESTE acredita que com mais informações, o consumidor consegue fazer escolhas melhores.

Confira http://www.proteste.org.br/black-friday

Além desta ferramenta o consumidor poderá aproveitar também o plug in, para localizar as lojas que estão aplicando os preços mais baratos do mercado.

A PROTESTE adverte que é importante evitar o consumo compulsivo diante de tantas ofertas. É preciso conferir com cuidado as especificações das ofertas, salve sempre a oferta que foi veiculada pelo vendedor e os detalhes da compra, como parcelas, forma de pagamento, data da entrega, preço de frete e especificações do produto.

Editorias: Economia
Empresa: C4 Comunicação - Camargocomm