Oficina: Matemática e Cidadania
Oficina: matemática e cidadania

No próximo domingo, 12 de agosto, às 10 horas, acontecerá no Salão Paroquial da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, a oficina gratuita: matemática e cidadania com o professor voluntário Daniel Awada Elarrat Canto. Os participantes terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os sólidos de Platão na prática. HISTÓRIA E MATEMÁTICA: Os contos do DODECAEDRO: é uma bela forma GEOMÉTRICA feita de 12 pentágonos regulares (lados e ângulos iguais). Não ocorre na natureza, foi inventada pelos pitagóricos e citada pela primeira vez em um texto de Platão. Por que existem apenas 5 sólidos de Platão? Em cada vértice, pelo menos três faces se encontram. Quer conhecer mais? Venha para a Oficina e divirta-se! O projeto estabeleceu como objetivo atender aos alunos e alunas dos cursos pré-vestibulares comunitários da EDUCAFRO PARANÁ e comunidade em geral. Além de transmitir aos estudantes, não apenas conhecimentos especializados, mas também habilidades sociais de fundamental importância. A Cidadania significa tudo o que é essencial para viver em uma sociedade globalizada. Os assuntos tratados orbitam em torno de valores como tolerância e respeito ao conhecimento sobre os desafios globais como a mudança climática. As atividades incentivarão seus participantes a aprender vendo o mundo à sua volta com um olhar matemático, questionando e descobrindo as características geométricas e matemáticas de tudo o que encontrarem. Segundo o psicólogo russo Lev Vygotsky, “as crianças têm um determinado nível de conhecimento em fases específicas de sua vida escolar. A partir deste momento, há outros níveis de desenvolvimento possíveis que deverá alcançar (na zona de desenvolvimento proximal). O professor auxilia a atingir o nível seguinte proporcionando-lhe uma escada (apoio ou andaime) pela qual o estudante pode subir”. As teorias de Vygotsky salientam o papel fundamental da interação social no desenvolvimento da cognição, a partir de interações sociais e de aprendizagem guiada na zona de desenvolvimento proximal à medida que as crianças e os seus colegas constroem o conhecimento em conjunto.

OFICINA: SÓLIDOS DE PLATÃO
Local: Salão Paroquial da Paróquia Bom Jesus dos Perdões
Endereço: Praça Rui Barbosa, 149 - Centro - Curitiba/PR
Data: 12/08/2018