Orkut dá dicas de como diminuir as distâncias durante o isolamento social
Orkut Buyukkokten é CEO da Hello Network

O momento pede cuidado com compartilhar notícias falsas e para manter a leveza na vida real e virtual

*Por Orkut Buyukkokten

Ruas vazias, aulas à distância, trabalho em sistema home office, bares e baladas fechados e pessoas isoladas, no mundo todo. Nossas rotinas foram bruscamente alteradas por conta de um vírus que ameaça a saúde de todo o mundo. Além do medo, tristeza e ansiedade pelo cenário incerto que vivemos, também sentimos saudades. Saudades do happy hour da sexta-feira, de dançar com os amigos, de saborear uma comida gostosa em um restaurante legal, de pegar um cinema com os amigos. Sentimos saudades de abraçar, beijar, do toque e de estar fisicamente perto.

Agora o momento é de dar prioridade em nossos smartphones às pessoas que amamos, além do trabalho.

Com duas décadas de experiência conectando pessoas por meio de redes sociais, ofereço algumas dicas sobre como podemos tornar nossa quarentena mais saudável e menos solitária e, sim, até divertida.

- Use as redes sociais de forma saudável: as redes sociais são informativas, mas também um perigo pela disseminação de notícias falsas. Portanto, mais do que nunca precisamos conscientes da enorme responsabilidade de qualquer informação compartilhada ou sugestões postadas neste momento crítico. Cheque duas vezes antes de compartilhar, use os sites de checagem de notícias para saber se é verdadeira ou se é boato e, ao compartilhar, indique a fonte. É papel de todos nós dedicar ainda mais atenção à criação e manutenção de um ambiente de rede social saudável e seguro. Evite espalhar notícias falsas, mensagens sensacionalistas ou ser fatalista.

- Cheque diariamente como estão as pessoas que você ama: faça uma ligação e verifique como elas estão se sentindo. Trocar mensagens instantâneas é rápido, eficiente e prático, mas ouvir a voz da outra pessoa ou vê-la por uma videochamada faz toda diferença.

- Não seja monotemático: todos sabemos a gravidade do coronavírus e as coberturas jornalísticas estão completamente focadas no tema, portanto que tal abordar novos assuntos em seus papos com amigos e familiares? Falem sobre um reality show que assistem, sobre seu trabalho, um livro que gostaria de indicar ou até mesmo os projetos que está criando e desenvolvendo com o tempo livre. É muito mais interessante e você sentirá seu nível de estresse diminuir!

- Entretenimento: não é porque não podemos sair que precisamos deixar de nos divertir! Para manter a mente saudável, intercale trabalho e momentos de entretenimento. Os serviços de streaming estão disponibilizando uma variedade de conteúdos gratuitos aqui no Brasil. Eu me reúno com os amigos à distância para assistir o mesmo filme ao mesmo tempo e depois comentar e tem sido surpreendentemente divertido!

- Momentos de relaxamento no trabalho virtual: para quem não está acostumado, o sistema de trabalho remoto pode ser bastante desafiador e pode dar uma saudade da equipe toda junta em uma sala trabalhando. Além das videochamadas para resolver questões relacionadas ao trabalho, recomendo incluir um happy hour à distância. Aqui na Hello Network fizemos nosso happy hour online e o desafio foi: todo mundo da equipe preparou sua bebida favorita, curtimos a companhia um do outro e fizemos rodadas de fotos junto. Também compartilhamos as músicas que mais estamos ouvindo, os livros que estamos lendo, as receitas que cozinhamos e os filmes que nos arrancaram boas risadas. A experiência foi ótima e finalizamos a semana mais leves e felizes!

- Não se cobre para ser ultra produtivo: o tempo de isolamento em casa não é sinônimo de férias, mas isso também não significa fazer uma dezena de cursos online, ler uma pilha de livros ou terminar com todas as séries que estavam na sua lista de favoritos. Essa autocobrança pode gerar ansiedade. Não há problema em ficar ocioso em casa - procure se exercitar ou caminhar, jogar jogos ou até mesmo tirar uma soneca!

- Cuidado com as fake news: Estamos enfrentando um momento de crise de saúde global que demanda nossa atenção, compreensão e colaboração. Durante esse período, as redes sociais são informativas, mas também são canais de disseminação de fake news. Por isso, é muito importante termos consciência da enorme responsabilidade que temos acerca de qualquer informação que compartilhamos ou posts sugeridos nesse momento crítico. É hora de nos dedicarmos a criarmos um ambiente virtual social cada vez mais seguro e saudável. Evite compartilhar notícias de teor sensacionalista, de fontes duvidosas ou mesmo monotemáticas.

- Seja empático: Seja cuidadoso e cuide dos demais. Ofereça ajuda aos que estão perto de você. Envie mensagens aos seus vizinhos idosos para saber como estão passando.Responda aos seus amigos e escreva aos parentes distantes. Use a tecnologia como uma força do bem.

Isso vai passar, continuem conectados e compartilhando amor!

*Orkut Buyukkokten é o engenheiro fundador da primeira rede social que engajou brasileiros, o orkut.com, e CEO da Hello Network, http://www.hello.com.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Internet  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: HUG COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Contato: Thamiris Rezende