E-commerce Social arrecada cerca de 20 mil reais em doações no segundo semestre de 2019

Instituto Devolver atende aproximadamente 6 mil crianças por meio de instituições certificadas

No segundo semestre de 2019, o Instituto Devolver - Conexões para o bem (associação sem fins lucrativos) lançou o e-commerce social com o objetivo de aproximar doadores das ONGs e direcionar doações de acordo com a real necessidade de cada instituição. O e-commerce social finalizou o ano de 2019 com 1.061 produtos doados às instituições certificadas pelo Instituto.

A dinâmica de funcionamento do e-commerce social é bem simples. Basta escolher o item que deseja doar para uma das 17 instituições certificadas pelo Instituto Devolver e a entrega fica por conta do Instituto. Os produtos variam de alimentos, produtos de higiene pessoal, utensílios domésticos, material escolar, roupas, produtos de limpeza até produtos para bebê, jardinagem e construção.

“Com o trabalho de consultoria que o Instituto Devolver oferece às ONGs, percebemos que as doações recebidas por estas instituições são muito repetidas, o que não supre todas as necessidades do espaço. Por exemplo, é comum que as ONGs que oferecem apoio a crianças recebam alto volume de doações em datas sazonais, como brinquedos no Dia das Crianças e Natal e chocolates na Páscoa, mas fiquem desamparadas nas necessidades básicas, como material escolar, produtos de higiene pessoal e alimentos durante todo o restante do ano. O e-commerce social organiza as doações para que uma instituição receba tudo o que de fato precisa e facilita a vida de quem quer doar, mas não sabe ao certo o quê”, afirma Natalie Melaré, fundadora e presidente voluntária do Instituto Devolver.

Além do e-commerce social, o Instituto Devolver oferece outros tipos de serviços às ONGs, como:

- Consultoria: o instituto oferece uma consultoria gratuita que passa pelo financeiro, jurídico e marketing. As ONGs selecionadas recebem software de gestão financeira, computadores, treinamentos, acompanhamento mensal de resultados, auxílio no fechamento para prestação de contas, ajuda na definição de missão, visão e valores, dos objetivos dos projetos das instituições, na elaboração da comunicação visual, produção de conteúdo do site, nas verificações das regulamentações, licenças e outros pré-requisitos para o funcionamento das instituições.

- Parabéns do bem: com a proposta de aproveitar grandes eventos, como aniversários, noivados e casamentos para arrecadar doações com o e-commerce social para Instituições Certificadas.

- Team Building: o programa propõe que empresas promovam ações sociais com as instituições certificadas. Por exemplo: um escritório de advocacia que promove um passeio no aquário da cidade. As crianças são beneficiadas pela ação e a equipe do escritório fica motivada e unida em torno de uma ação de impacto social.

Pensando em 2020, o Instituto Devolver espera que a cultura de doação no Brasil avance, já que o Relatório IDIS, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, publicado em fevereiro de 2019, mostra que a cultura de doação não tem avançado no Brasil. Além disso, em termos financeiros doa-se pouco quando comparado a países com maior tradição filantrópica, somente o correspondente a 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro frente a 0,5% do PIB do Reino Unido e 1,4% dos EUA.

As expectativas do Instituto Devolver para 2020 é aumentar em 400% o volume de doações por meio do e-commerce social.

“O Instituto Devolver preza pela transparência, pois só por este caminho conseguimos fomentar no Brasil a cultura de doação. Um dos principais objetivos da nossa consultoria é fazer com que as instituições se apresentem de forma mais transparente para as pessoas”, finaliza Natalie Melaré.

*Instituto Devolver tem como missão a promoção da solidariedade em prol de crianças e adolescentes brasileiros. Para o Instituto Devolver, é possível ver um mundo onde pessoas e empresas estão engajados em construir um futuro socialmente mais justo com transparência, integridade, gratidão e compreensão. Saiba mais em: http://www.institutodevolver.org.br

Editorias: Negócios  Terceiro Setor
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: HUG COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Contato: Thamiris Rezende