Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras, abre o semestre do Instituto Estação das Letras

Aula inaugural acontece dia 4/2, de graça, na Fundação Casa de Rui Barbosa, às 17h

Como já é tradição, o Instituto Estação das Letras promove dia 4/2, segunda-feira, das 17h às 19h, sua aula inaugural na Fundação Casa de Rui Barbosa. Neste semestre, o tema são os percursos da poesia brasileira, com o poeta, ensaísta e crítico literário Antonio Carlos Secchin.

Percursos da Poesia Brasileira - do século XVIII ao século XXI tem o objetivo de reunir professores, leitores de poesia e amantes de literatura em geral, além, claro, poetas para pensar sobre de onde surge a poesia; para que serve; o que a distingue ou a distinguia da prosa.

Sechhin vai questionar, ainda, os limites entre uma forma de expressão e outra e estimular a discussão sobre os caminhos da historia literária em 2019. Durante a aula inaugural do IEL, abordará com a plateia percursos da poesia brasileira, percorrendo-a desde o século XVIII com Tomás Antonio Gonzaga , alcançando autores importantes do século XXI, entre eles, Paulo Henriques Britto, Carlito Azevedo e Eucanaã Ferraz, e passando por Cecilia Meireles, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gulllar. A literatura dos anos 1970, com Ana Cristina Cesar e Chacal, por exemplo, além dos poetas da canção Chico e Caetano, estarão presentes numa abordagem ampla e técnica.

Segundo Suzana Vargas, diretora do IEL, escritores que marcaram época pelo estilo e caráter inovador serão pensados através do olhar acurado do crítico e grande leitor. “Ele vai organizar para os participantes dessa aula especial um panorama a partir da diversidade de tendências contemporâneas, capaz de se perder entre o material e o virtual”, antecipa. A escolha do nome ela atribui ao fato de Secchin ser poeta e crítico dos poucos com abordagem organizada e atualizada sobre a história da poesia brasileira.

- A aula aberta torna-se importante para reunir nossa comunidade leitora, dar à literatura o lugar nobre que merece, divulgar nosso trabalho que neste momento inaugura diversas parcerias, inclusive com a Fundação Casa de Rui Barbosa que nos apoia desde o início. Em abril, a Estação completa 24 anos e nosso Instituto, dois . O momento é de festa. A aula aberta festeja a literatura, comemora Suzana Vargas.

Durante todo semestre o Instituto mantém oficinas de criação literária em gêneros diversos e cursos para formação e atualização de mão de obra para o mercado editorial. Neste, em especial, a poesia terá lugar de relevância na programação do IEL. Passarão pelo IEL, no primeiro semestre, Juva Batella e João Paulo Vaz (Conto), Carlito Azevedo (Poesia), Ninfa Parreiras e Elias Fajardo (Romance). Todas as aulas acontecem na R. Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.

A programação completa do semestre está em https://bit.ly/2Hvtyol.

A Estação das Letras e o Instituto

O Instituto é um desdobramento da história da Estação das Letras e seus mais de quatro mil eventos, cursos e oficinas realizados ao longo de mais de duas décadas de atuação, com programações culturais e oficinas regulares e sazonais.

O IEL funciona com um colegiado de alunos, professores e escritores e tem a finalidade de ampliar projetos que já existiram, como Rodas de Leitura; Caravana de Escritores; Estação Pensamento e Arte, além de implantar ações para promover o desenvolvimento artístico e educacional com o apoio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura sempre disseminando a leitura e a escrita.

Aula inaugural Instituto Estação das Letras
GRÁTIS
Dia: 4/2, segunda-feira
Onde: Fundação Casa de Rui Barbosa – R. São Clemente, 134. Botafogo