E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Narrativa Visual
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Narrativa Visual
...


Oficina de Narrativa Visual: a ilustração como forma narrativa é o tema do curso que o mestre em História e Crítica da Arte Agostinho Ornellas conduz de outubro até dezembro no Instituto Estação das Letras (http://www.estacaodasletras.com.br), no Flamengo.


O professor toma como princípio o que disse uma vez Gonzalo Cárcamo, segundo o qual um bom ilustrador é, antes de tudo, um bom leitor, pois \"ilustrar é também uma forma de narrar, comunicar e provocar a imaginação do leitor.\"

O objetivo do curso é tratar a ilustração como uma linguagem complementar ou simultânea ao texto.

“Para tanto, ler muito e elaborar imagens o mais próximas possível dos significados apreendidos são as molas mestras para a produção de um bom trabalho uma vez que escrita e ilustração atuam como parceiras das legendas à história integral”, explica Ornellas.

Durante as aulas serão lidos clássicos de domínio público (Ésopo, Tolstói, Grimm) e praticadas atividades de elaboração de cenas com o objetivo de expandi-las em narrativas mais comunicativas. Técnica de livre escolha dos participantes: de desenhos à mão ou digitais a desenhos a lápis. Não será avaliado o domínio técnico das ilustrações e sim da elaboração das cenas.

As aulas acontecem de 03/10 a 12/12, sempre às 4as- feiras, das 14h às 16h.

Investimento: 4x R$ 300,00

O IEL fica na R. Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.

Prof. Agostinho Ornellas – Graduado em Desenho Industrial pela UniverCidade e Mestre em História e Crítica de Arte pela UERJ. Durante o processo de formação teórica, aprimorou a técnica do desenho e da aquarela com dois ilustradores reconhecidos: Renato Alarcão, e Gonzalo Cárcamo, com quem continua trabalhando desde 2014. Desde 2013 frequenta o curso de Literatura Infantil ministrado por Ninfa Parreiras no Instituto Estação das Letras. Autor e ilustrador, entre outros, dos livros Memórias de uma andarilha (2011) e Chapeuzinho de Couro (2013), publicados pela Cortez Editora.

O IEL e a Estação das Letras

O Instituto é um desdobramento da história da Estação das Letras e seus mais de quatro mil eventos, cursos e oficinas realizados ao longo de mais de duas décadas de atuação, com programações culturais e oficinas de criação literária em gêneros diversos bem como formação de mão de obra para o mercado editorial .

O IEL funciona com um colegiado de alunos, professores e escritores e tem a finalidade de ampliar projetos que já existiram, como Rodas de Leitura; Caravana de Escritores; Estação Pensamento e Arte, além de implantar ações para promover o desenvolvimento artístico e educacional com o apoio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura sempre disseminando a leitura e a escrita.


Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Propaganda e Marketing  Sociedade  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Dedicata Comunicação  
Contato: Jaciara Rodrigues  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.