Cursos de aprimoramento e profissionalização na contramão da crise do mercado editorial brasileiro

Estação das Letras investe na preparação de profissionais em pleno encolhimento do setor e na geração de livros mais bem produzidos. Grade de férias conta também com ícones da literatura nacional e com o português Gonçalo Tavares

No Brasil, existem mais de 500 editoras e estão sendo atingidas, no quarto mês consecutivo, pela crise e pelo encolhimento do setor, principalmente em relação às vendas. Na contramão desta realidade, profissionais buscam cursos de aperfeiçoamento para elevarem o padrão de qualidade dos serviços e produtos levados ao consumidor e investem em qualificação e profissionalização para dar a volta por cima.
Atenta a este movimento, a Estação das Letras (http://www.estacaodasletras.com.br) traz em sua programação de cursos para as férias de julho – de 4 a 31/7 - aulas para escritores, editores e empreendedores interessados no mercado e em novas tecnologias de comercialização, profissionais de comunicação e marketing. Produtores culturais e estudantes também vão encontrar a experiência de profissionais atuantes em diversas etapas da cadeia produtiva.
Com temas como Lancei meu livro. E agora? – Como conquistar a rede e a mídia, no qual o autor do público-jovem Marcelo Costa ajuda escritores iniciantes a multiplicarem a visibilidade do seu livro; Revisão e Copidesque, para auxiliar na habilitação de profissionais a trabalharem como editores de texto, copidesques e revisores de provas a partir da experiência do jornalista Alvanísio Damasceno; e Novos Autores e o Mercado Editorial, com o ponta de vista do escritor carioca de literatura policial Raphael Montes sobre a viagem que o livro faz na contemporaneidade, dos originais à mesa do editor, e suas principais etapas, a Estação tem como objetivo proporcionar à comunidade interessada em ingressar de forma segura no mercado editorial , cursos que atendam com rapidez e eficiência às necessidades dos profissionais.

Os gerentes de Marketing das editoras Record, Happer Collins Brasil e Sextante, Bruno Zolotar, Daniela Kfuri e Mariana Souza Lima, respectivamente, integram este bloco de cursos para o mercado editorial e compartilham suas vivências sobre estratégias de publicidade, promoções, eventos, mídia social, pontos de venda, entre outras ações para conseguir transformar os livros em sucesso, durantes os encontros de Marketing para o Mercado Editorial. Já o fundador da Casa da Palavra e da Imã Editorial, Julio Silveira, fala sobre O Poder do Autor Digital e contribui para a discussão acerca da literatura digital, mostrando as ferramentas e estratégias para o autor produzir, publicar, vender e divulgar seus livros digitais sem custos e sem editoras; O autor da biografia Roberto Carlos em Detalhes (Ed. Planeta), Paulo Cesar de Araujo, lança mão da sua trajetória como biógrafo e revela, em Escrevendo Biografias, o que é uma biografia, como se estrutura e se realiza uma pesquisa, a técnica de entrevistas, contextualização histórica, o cruzamento de informações e, finalmente, como a pesquisa se transforma em livro.

A programação completa está disponível pelo site da Estação e conta ainda com aulas sobre gêneros literários e destacados escritores do cenário nacional, tais como: Antonio Cícero (Poesia e Filosofia); Sergio Sant´Anna, Eucanaã Ferraz e João Bosco(Carpintaria Literária); e Braulio Tavares (Lições de Escrita de Jorge Luis Borges), entre outros, e internacional, com a presença do português Gonçalo Tavares (A Literatura e Os Grandes Temas da Cultura Contemporânea). Tavares explora a intertextualidade entre pensadores e poetas, abordando ciência, saúde, razão e loucura, o corpo e suas relações de poder, a identidade e outros temas que atravessam a produção de autores e pensadores da contemporaneidade.

Como novidades a Estação aposta na estreia da poeta Alice Ruiz, autora de 21 livros, e Antônio Carlos Viana, autor de Jeito de Matar Lagartas (Cia das Letras, 2015) na Casa. Ela conduz a Oficina de Haikai para convencer o público de que no fundo de cada um existe um poeta louco para despertar; ele propõe um Mergulho no Conto para apresentar a evolução do gênero do século XIX aos dias atuais, ensinar a começar e terminar um texto, além de trabalhar a linguagem específica desta forma de narrar.

A diversidade de temas, segundo Suzana, é a tentativa de disponibilizar aos alunos cariocas e aos que procuram a Estação das nessa época do ano toda a diversidade de ofertas com as quais a instituição trabalha nos cursos regulares.

As inscrições estão abertas pelo http://www.estacaodasletras.com.br e 21 3237-3947. A
Estação fica na Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.

SOBRE A ESTAÇÃO:
Nascida para concretizar um sonho pessoal de sua criadora, a poeta e mestre em teoria literária Suzana Vargas, e de um grupo de escritores, entre eles Flávio Moreira da Costa, Victor Giudice, Sérgio Sant’anna e Antônio Torres, a Estação (http://www.estacaodasletras.com.br) tem 19 anos, uma bagagem de mais de 15 mil alunos em sua trajetória, e é reconhecida como reduto da literatura nacional no meio do caminho entre o Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro.
A grade de aulas disponibiliza cursos regulares, que duram até quatro meses, oferecidos nas modalidades Introdução e Avançado, e cursos mais rápidos de um ou dois meses, workshops, ciclos de palestras, além de aulas rápidas aos sábados. Em 2015, inaugurou ainda seu “Núcleo de Línguas e Literaturas Estrangeiras”, para difundir o ensino de idiomas estrangeiros no contexto de suas literaturas.

Dessa história merece reverência ainda o serviço fixo de análise de originais, criado há uma década, atendendo a autores de todas as regiões do país.
Para empresas, há cursos direcionados aos funcionários, com o objetivo de treinar a escrita adequada e estimular as capacidades criativa e interativa dos funcionários, bem como ampliar os conhecimentos culturais dos mesmos. A LiterÁrea, livraria da Estação, é um polo a parte para reuniões, lançamentos, confraternizações e, claro, venda de obras escolhidas com muito cuidado.

Assessoria de Imprensa - Andrea Drummond dea.drummond@dedicatacomunicacao.com.br / 24 9 8824-1512

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Terceira idade
Empresa: Dedicata Comunicação