Gerenciamento de Conteúdo Empresarial
Gerenciamento de Conteúdo Empresarial
...

GED, workflow, processos, técnicas, tecnologias e interfaces
para a organização da informação e alinhamento aos
processos críticos de negócios

À medida que crescem o número de interações, pessoas trabalhando, obrigações governamentais e exigências de transparência por todos os lados, as empresas precisam dominar o controle de seus documentos e conteúdos em geral. Para ajudar neste processo, o livro Gerenciamento de Conteúdo Empresarial (Elsevier) oferece uma visão completa das técnicas, tecnologias e interfaces que compõem o Gerenciamento de Conteúdo Organizacional (ECM), ferramenta que pode fazer a diferença entre instituições bem ou mal avaliadas pelo público e pela mídia. A obra inclui as tecnologias de GED, workflow, processos e tecnologias correlatas.

“Obviamente, acessar a versão correta de um documento é importante, mas as organizações precisam de mais que isso. Conteúdos têm de estar funcionando no sentido de ajudar a empresa a atingir suas metas. Têm de estar alinhados aos processos críticos de negócios”, destaca o autor da obra, Roquemar Baldam, doutor em Engenharia de Produção, professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Programa de pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Além de apresentar as ferramentas tecnológicas, incluindo a captação de conteúdo, seu gerenciamento técnico e as alternativas de armazenamento, o livro contempla a distribuição e disseminação dos conteúdos, sua preservação, e recomenda possibilidades de gerenciamento de mudanças no ambiente corporativo, visando à implantação de modelo de negócios voltado para o gerenciamento de processos.

Um dos objetivos da obra é preencher uma lacuna no mercado, uma vez que a literatura sobre gestão de conteúdo nas organizações em português é restrita e os assuntos são tratados de forma dispersa. Foi concebida para alunos (de administração, ciência da informação, arquivologia, biblioteconomia, engenharias, tecnologias da informação e comunicação e outras relacionadas), professores e profissionais que estejam em busca da compreensão de uma visão ampla e ao mesmo tempo detalhada das atividades de ECM.

Didático, Gerenciamento de Conteúdo Empresarial permite ao leitor explorar melhor o assunto que deseja estudar no momento, e disponibiliza uma forma fácil de utilização em treinamentos, tanto individuais como com instrutores.

O AUTOR:
Roquemar Baldam é doutor em Engenharia de Produção, professor titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Programa de pós-graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde orienta e ministra disciplinas nas área de Gerenciamento de Conteúdo Organizacional e Gerenciamento de Processos de Negócios. Atuou em diversos projetos relacionados à BPM e à ECM em organizações públicas e privadas de grande porte. Também é autor e coautor de diversos livros e artigos sobre ECM, BPM e temas correlatos.

Gerenciamento de Contéudo Empresarial
Editora: Elsevier
Autor: Roquemar Baldam
Formato: 17x24cm