E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dia do consumidor: Economista aconselha sobre como evitar a inadimplência
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Dia do consumidor: Economista aconselha sobre como evitar a inadimplência
...

Pesquisas atuais preocupam e profissional mostra como é possível conseguir manter as contas no azul

Uma pesquisa recente feita para o Dia do Consumidor, comemorado neste dia 15, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que cerca de 40% da população brasileira, entre 18 e 95 anos, está inadimplente, são quase 62 milhões de pessoas. Este tipo de situação gera vários prejuízos ao consumidor, o pior deles, impossibilita a realização de várias operações de crédito importantes. Para quem faz parte da estatística e pretende sair desta situação ou para quem quer se manter no positivo, o professor de Economia e Finanças da Faculdade Estácio, Lucas Furtado, aconselha e dá dicas de como se manter na linha.

“Nos dias atuais vivenciamos dificuldades econômicas graves e é comum que muitos cidadãos se endividem, se tornando inadimplentes, mas existem várias formas de fugir desta situação que coloca em risco a saúde financeira do consumidor”, conta o economista. Lucas afirma que existem passos importantes que, se seguidos com disciplina, permitem uma seguridade maior às finanças e que podem evitar inadimplência. Confira as dicas:

Planejamento Financeiro: É fundamental acompanhar contas mensais através de uma planilha financeira e, claro, ter consciência que os recursos financeiros são limitados para que sejam extrapolados. Muitas agendas, vendidas em papelarias, aplicativos e ferramentas online trazem planilhas simples e de fácil controle.

Checklist: Caso tenha dívidas, faça um checklist deixando os pagamentos mais importantes em primeiro lugar, as mais atrasadas ou que têm uma maior taxa de juros, como Cartão de Crédito e Cheque Especial, por exemplo. Já planeje utilizar o Décimo Terceiro salário para exclusivamente pagar as dívidas.

Negociação: Negocie ou faça acordos de pagamentos com o credor com calma e paciência. Nem sempre a primeira proposta será a melhor. O inadimplente poderá sempre oferecer contraproposta, mas ao fechar o acordo, honre sempre o compromisso para evitar novas dívidas.

Consumismo: Em épocas de crise as empresas tendem a investir em propaganda e atacam o consumidor de todas as formas, querendo vender a todo custo. Então, evite o consumismo ao máximo, comprando apenas o que for extremamente necessário, pelo menos até regularizar toda situação.

Estude: Busque sempre estudar e conhecer o mercado para poder delimitar os gastos em detrimento dos ganhos.

Segundo o economista uma regra de ouro é jamais fazer compromisso com dinheiro incerto. “Colocar essas dicas em prática trará bons resultados, mas é preciso foco para que a rentabilidade aumente e a inadimplência deixe de existir”, conclui o professor da Estácio.

Editorias: Economia  Negócios  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Carlos Nathan Sampaio Silva  
Contato: Nathan Sampaio  
Telefone: 62-85982767-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: nathan.sampaios
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.