E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




BASF desenvolve nova abordagem para proteger a pele contra a poluição
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A pele é a primeira linha de defesa contra as partículas de poluentes presentes no ar, principalmente nas áreas de grande urbanização e, por isso, precisa de cuidados específicos. Em resposta, a BASF desenvolveu uma abordagem abrangente para testar a eficácia antipoluição de componentes típicos de formulações cosméticas.
\"Queremos ajudar os fabricantes no desenvolvimento de produtos de cuidados que, comprovadamente, ajudem a proteger a pele contra partículas poluentes. No entanto, não existe um único teste que nos mostre como combater essas impurezas e, por isso, podem ser necessários vários métodos para que haja uma proteção eficaz”, explica a Dra. Annette Mehling, gerente sênior de Ciências da Pele da BASF. \"É por isso que desenvolvemos uma série de novos métodos de testes que permitem a avaliação cientificamente sólida do desempenho de diferentes ingredientes e fórmulas de cosméticos”.
As análises sistemáticas visam quatro mecanismos de ação principais: antiaderência, removibilidade, antipenetração e limpeza. Os resultados do teste são usados então para criar novas e eficazes fórmulas de cuidado da pele, oferecendo proteção contra o impacto adverso das partículas poluentes na saúde da pele.
Antiaderência e removibilidade: partículas de poluição fora da pele
Manter as partículas sólidas fora da pele é uma ação de defesa contra danos causados pela poluição. Para traduzir este ponto de partida em produtos de cuidados eficazes para a pele, a BASF concebeu um novo método de teste in vivo padronizado que avalia a capacidade dos ingredientes ou fórmulas típicas de diminuir a aderência das partículas e/ou melhorar a remoção da pele pré-tratada, com lavagem, por exemplo.
A escolha de polímeros, emolientes e emulsificantes na fórmula influencia significativamente estes dois parâmetros. Por exemplo, 11 dos 15 polímeros testados demonstraram reduzir a aderência de partículas em comparação com a pele poluída não tratada. Diversos emolientes e emulsificantes, pelo contrário, podem aumentar a aderência. Os melhores resultados foram obtidos utilizando um emoliente volátil à base de hidrocarbonetos em baixas concentrações. Para os emulsificantes, as variantes baseadas no açúcar tiveram o melhor desempenho.
Antipenetração: constituição de uma camada protetora na pele
Embora as partículas de poluição em si não sejam absorvidas pela pele, elas podem ser revestidas com substâncias nocivas que o fazem. Para manter a pele saudável, reduzir a penetração de substâncias nocivas em camadas mais profundas pode ser útil. Numa segunda abordagem, desenvolveu-se um modelo de permeabilidade in vitro que simula a penetração de poluentes a fim de identificar ingredientes que ajudam a formar uma camada protetora na pele. Como exemplo, a seleção dos polímeros corretos desempenha um papel fundamental em termos de um efeito antipenetração, uma vez que os níveis de penetração variaram significativamente entre as substâncias testadas.
Limpeza: remoção ativa das partículas poluentes
Sendo exposto a uma grande variedade de poluentes ambientais ao longo do dia, é importante a remoção completa das partículas remanescentes na pele. Utilizando uma matriz de colágeno como modelo de pele, foi desenvolvido um teste in vitro que permitiu avaliar o desempenho de limpeza dos ingredientes e fórmulas na pele poluída. Com foco em óleos de limpeza, a análise de onze emolientes revelou que o desempenho de limpeza se correlaciona diretamente com os parâmetros físico-químicos: os melhores resultados foram alcançados com emolientes de alta espalhabilidade e baixa viscosidade.
Fórmulas para o cuidado da pele com efeitos antipoluição comprovados
Os pesquisadores da BASF incorporaram os ingredientes de melhor desempenho para cada mecanismo de defesa contra a poluição ambiental em novas fórmulas de cuidados com a pele. Ao desenvolvê-las, a equipe também otimizou outros atributos, tais como propriedades sensoriais ou benefícios percebidos pelo consumidor, como hidratação ou suavidade da pele. Em geral, estas fórmulas excederam significativamente os produtos comercializados com alegações antipoluição.

Editorias: Estética e Beleza  Industria  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Lígia Cerdeira  
Contato: Máquina da Notícia  
Telefone: 13--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.