Novembro Azul: câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina
...

O Novembro Azul é dedicado ao combate do câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com a professora de Enfermagem da Faculdade Estácio de Goiás, Christina Souto, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Quem faz o exame tem de 80% a 90% de chance de vencer a doença. Os homens devem começar a monitorar a próstata a partir dos 50 anos. Pessoas com histórico familiar ou homens negros devem começar a partir dos 40/45 anos.

Em grande parte dos casos, no estágio inicial do câncer de próstata, não são apresentados sintomas, tanto é que grande parte dos homens descobrem que possuem o tumor após uma bateria de exames de rotina. “Quando os sintomas são existentes, o paciente costuma ir ao banheiro urinar com mais frequência, encontrar sangue na urina, dor ao atingir ou manter uma ereção, dor óssea, dificuldade em começar a urinar ou continuar esse processo, ejaculação dolorosa, entre outros”, explica a professora da Estácio.

O diagnóstico é feito através do PSA (exame de sangue) e do exame de toque retal. O PSA não elimina o teste físico. Os dois exames se complementam. “Ainda hoje é grande o preconceito dos homens em realizar os exames que são imprescindíveis para o diagnóstico do câncer de próstata. Mesmo com campanhas de prevenção, como o Novembro Azul, ainda assim há uma ideia para que os homens não busquem o atendimento e, consequentemente, há retardo na detecção precoce levando ao agravamento desta doença”, afirma Christina Souto.

Por isso, é fundamental que todo homem entenda que a saúde deva ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer senso comum que possa levar ao preconceito. ”Aproveite que estamos no mês da conscientização da doença e faça o exame de rotina”, incentiva a docente.

Editorias: Saúde
Empresa: Thaís Rocha Gomes