Colecionadores de camisas de futebol: Uma paixão sem fronteiras

Colecionar é eternizar momentos. Juntar camisas de futebol então... Haja história! Camisas esportivas guardadas não simbolizam somente a expressão de amor por um clube, envolvem também aspectos culturais, históricos, geográficos e uma forte dose de paixão pelo esporte, que transcende o time do coração.

O goiano Frederico Castro, de 34 anos, é um colecionador profissional de camisas oficiais de futebol. Desde os 14 anos ele reúne o vestuário de times, seleções nacionais e internacionais, de campeonatos históricos e de jogadores que até já “penduraram as chuteiras”. Vilanovense de coração e flamenguista por tradição familiar, Frederico tem mais de 500 camisas de variados clubes. Mas sua coleção já foi bem maior, ultrapassando 800 camisas oficias.

“O meu gosto de colecionar é ter camisas que quase ninguém conhece, como o terceiro uniforme dos times, por exemplo, ou então todas as camisas da carreira do Zidane, que pra mim foi o melhor jogador que vi em campo”, conta Frederico, orgulhoso de sua coleção.
Outro apaixonado por essa modalidade é o português Luiz Gomes, de 44 anos. Ele se mudou de Lisboa para Goiânia há 10 anos e de lá pra cá coleciona raridades em vestuário de futebol. Possui cerca de 400 camisas oficiais, algumas usadas por grandes astros, como Messi e Neymar. Essas duaspreciosidades, além da chuteira autografada do craque brasileiro, o público poderá conferir na exposição “Apaixonados por Futebol”, no Passeio das Águas Shopping, que permanece no centro de compras até 31 de maio.
Parte do acervo desses e de outros colecionadores do Brasil está disponível na mostra. Camisas da seleção brasileira, da Argentina, do México e de Portugal figuram entre as peças especiais. Algumas são raras e curiosas: é o caso das camisas de selecionados de países já extintos, como a União Soviética e a Alemanha Oriental.

A mostra no Passeio das Águas Shopping é uma parceria com a Associação Goiana dos Colecionadores de Camisas de Futebol.A visitação é gratuita e conta com mais de 60 camisas de coleções particulares, sendo que grande parte delas foram usadas em jogos oficiais.

E pra fortalecer ainda mais essa atividade entre os goianos, no dia 31 de maio, o Passeio das Águas Shopping vai receber o 1º Encontro Centro-Oeste de Colecionadores de Camisas de Futebol e o 11º Encontro Goiano de Colecionadores de Camisas de Futebol. Os dois eventos, que acontecerão numa área exclusiva da Praça de Alimentação, terão exposições, vendas e trocas de camisas de futebol e contarão com a participação dos maiores colecionadores do país.

A Exposição “Apaixonados por Futebol” está aberta ao público de segunda a sábado, das 10h às 22h (inclusive nos feriados), e aos domingos, das 11h às 21h. Colecionadores de camisas de futebol são guardiões das memórias dos clubes e das seleções, que eternizam a paixão pelo “manto sagrado” do futebol.

O quê: Exposição Apaixonados por Futebol
Data: Até 31 de maio
Valor: gratuito
Horário: De segunda a sábado (inclusive feriados) – das 10h às 22h
Domingos– das 11h às 21h
Onde: Passeio das Águas Shopping
1º ponto - Próximo as escadas rolantes centrais
2º ponto –Próximo à Petz
3º ponto - Em frente à Zara

*** Estacionamento gratuito para todos os visitantes!

Editorias: Esportes
Empresa: Thaís Rocha Gomes