Cerimônia de premiação LGBT revela ganhadores no Dia Internacional do Orgulho LGBT
...

O 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ acontece dia 28 pela internet e encerra as atividades do mês do orgulho da Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP

Finalmente, os nomes vencedores do 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ serão revelados nesta segunda-feira, no Dia Internacional do Orgulho LGBT. Após passar por dois processos de quase dois meses, de indicação e votação popular, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) fará a transmissão da premiação no dia 28 de junho, às 20:00, pelo canal youtube.com/ParadaSP.

Para seguir as regras sanitárias e de distanciamento social, impostas pela pandemia da covid, a premiação será remota. A apresentação ficará por conta da atriz Gretta Star, que encara a sua décima segunda participação como apresentadora do prêmio, e do DJ e produtor musical Tico Malagueta.

A cerimônia também terá os shows do cantor Brunelli, da artista performática da noite paulistana Marcinha do Corinto e do maestro Ettore Veríssimo e o pianista Gabriel Fabbri do Coral Câmara LGBT do Brasil. O prêmio é uma das mais antigas honrarias LGBT concedida a pessoas, projetos, iniciativas, empresas e instituições que se destacam na defesa da cidadania e dos direitos humanos. Afinal, é disso que se tratam os direitos LGBT.

A premiação sofreu algumas adaptações nos últimos anos e abriu-se mais para a participação popular, tanto no processo das indicações quanto no da votação. “O prêmio é histórico, ele nasceu nos primeiros anos da nossa existência como parada e como associação. Portanto, está intimamente relacionado com o amadurecimento do movimento LGBT no Brasil. São 21 anos de existência e 20 edições, pois tivemos de cancelar ano passado ainda sob o impacto dos primeiros meses da pandemia”, conta Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP.

“Mas ao contrário da parada, que atrai a atenção de milhões de pessoas, o prêmio sempre ficou muito restrito ao umbigo do movimento. Isso não é ruim, mas limitou o seu raio de alcance. Nosso objetivo é ampliá-lo sem perder as referências, a seriedade nem sua relevância para entender as novas camadas desse movimento que se expande”, complementa. A edição 2021 também trouxe uma parceria inédita com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que foi responsável pelo processo de indicação entre suas empresas signatárias para as novas categorias “Empresa” e “Marketing & Publicidade”.

Veja as nove categorias e suas indicações.

Audiovisual & Artes Cênicas (documentário LGBT+60, websérie Patrícia e a série Pose), Literatura (Bricolagem Travesti, Devassos no Paraíso e Guardei no Armário), Iniciativas e Ações Pró-LGBT (Projeção do Arco-Íris no Congresso Nacional, Eternamente Sou e EducaTransforma), Digital Influencer (Filipe Estevam, Vicky Fechine e Rita von Hunty), Celebridade Aliada (Felipe Neto, Xuxa Meneghel e Padre Júlio Lancellotti), Esportes (Unicorns Brazil, Ligay e Marta Silva), Empresa (KPMG, Shell e Dow), Marketing & Publicidade (“Aliados pelo Respeito” do Bradesco, “O Causo da Afrodite” da Shell e “#OrgulhoNãoParada” da Ambev) e Tema do Ano (Rede Jovens de MG+, Grupo Pela Vidda/SP e Unaids Brasil).

A cerimônia de premiação conta com o apoio do British Council, Accor, Logay, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Teatro João Caetano.

Serviço:

Cerimônia de premiação do 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+