Democracia é o tema da Parada do Orgulho LGBT de SP em 2020. Slogan: “Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa Democracia”. Leia o manifesto/justificativa!
parada, parada gay, parada lgbt, orgulho lgbt, lgbt, lgbtq, sao paulo, evento, gratuito, gratis, convite

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, ainda hoje considerada a maior Parada LGBT do mundo, é organizada pela ONG APOGLBT SP e, junto com seus associados, outras ONGs, coletivos e militantes autônomos, realiza diversas reuniões ao longo do ano para eleger em conjunto o tema, o slogan e a justificativa de cada Parada.

Para 2020, após diversas reuniões, o tema escolhido foi \"Democracia\". O slogan foi: \"Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa Democracia\" e a justificativa, que deverá ser amplamente divulgada para toda a sociedade, foi finalizada recentemente e poderá ser lida integralmente abaixo.

Lembrando que a 24ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será realizada no dia 14 de Junho de 2020, e o evento oficial no Facebook é:

Facebook.com/events/357900524910000/

Segue o manifesto/justificativa na íntegra:

Democracia: Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa Democracia.

Democracia é um regime político que se opõe aos regimes autoritários por possuir eleições livres, liberdade de imprensa, respeito aos direitos civis, liberdade de expressão e liberdade de organização. Já é do conhecimento de todos os constantes ataques que o regime Democrático vem sofrendo nos últimos anos. Para ficarmos em alguns exemplos, vale lembrar o fim dos direitos trabalhistas, a devastação ambiental, os ataques a templos religiosos de matriz africana, livros sendo censurados, sucateamento da cultura, o aumento no número de feminicídios, comunidades indígenas sendo dizimadas, o racismo cada vez mais presente e visível, o aumento das desigualdades sociais e a violação dos direitos humanos da população LGBT+. Os exemplos são intermináveis e acontecem todos os dias. Todos os dias!

Que fique claro: viver num regime democrático nem sempre implica no exercício pleno da democracia. Temos eleições regulares, independência entre os poderes e alternância no poder executivo. Na superfície parecemos uma democracia, mas nos falta conteúdo e nos falta a prática da democracia. O que vemos no Brasil é a polícia que mais mata e que mais morre no mundo, manifestações e protestos sendo reprimidos, acusações sem provas e ressurgimento de simpatizantes de regimes ditatoriais. Palavras que deveriam ter sumido do nosso vocabulário, como nazismo, fascismo e racismo voltaram na teoria e na prática. O Brasil, infelizmente, tem dado mostras que está entre os países cujo apreço pelo regime democrático tem declinado. E a noção do que é viver numa democracia também.

Desde a primeira Parada do Orgulho em São Paulo, a APOGLBT/SP trouxe a público temas importantes que buscaram incluir na agenda política do país uma reflexão a respeito do que é viver numa sociedade mais inclusiva e mais democrática. Temas como educação, saúde, questões de gênero, LGBTfobia e violência foram abordados em diversas Paradas ao longo de 24 anos. Estamos agora, pela primeira vez, diante do desafio de unir não só a comunidade LGBT+, como também, aproximar outros movimentos sociais à nossa luta pela Democracia.

Estamos em um momento que exige por parte da sociedade organizada uma ação coletiva. A APOGLBTSP, organizadora da maior manifestação social e por direitos humanos de rua e que luta por igualdade, diversidade, direitos humanos e por democracia no Brasil vem a público conclamar todas as organizações que têm apreço pelo regime democrático e aos princípios fundamentais a unir forças nos eventos que irão acontecer no mês do orgulho LGBT+ e dizer em alto e bom som: \"Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa Democracia.\"

Entre em contato com o comitê organizador da APOGLBT/SP e veja como ampliar as nossas vozes nesse momento crítico. Ajude-nos a combater o silêncio das ruas. Ajude-nos a lutar pela Democracia, antes que seja tarde demais.
Quando a democracia corre risco, todos nós estamos em risco.

Contato do comitê organizador: paradasp@paradasp.org.br

Serviço:

24ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Tema \"Democracia\"
Slogan \"Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa Democracia\"
Quando? Domingo, 14 de Junho
Onde? Concentração na Av.Paulista (em frente ao Masp) a partir das 10h