Colabore com o 1° Centro de Convivência e Referência para a população LGBT+ idosa ou em processo de envelhecimento!
idosos, terceira idade, lgbt, lgbtq, lgbtqi, idoso, idosa, melhor idade, velhice, velhices, velho, velha, vovô, vovó, comunidade lgbt

ONG Eternamente SOU lança campanha de financiamento coletivo para criar em São Paulo o primeiro Centro de Convivência e Referência para a população LGBT+ idosa ou em processo de envelhecimento. Vamos ajudar?

A ONG Eternamente SOU lançou uma campanha de financiamento coletivo para conseguir inaugurar, em São Paulo, o primeiro Centro de Convivência e Referência para pessoas LGBT em processo de envelhecimento - ou seja, com mais de 50 anos.

Acesse aqui para fazer sua doação/contribuição fixa ou mensal: http://benfeitoria.com/eternamentesou

A ONG, que é referência nacional para a promoção de qualidade de vida a idosos LGBT+, lançou o financiamento na plataforma Benfeitoria. A campanha conta com um vídeo principal e outros 5 micro-documentários que apresentam a vida de quatro pessoas beneficiadas pela ONG: Amanda, Dora, Ricardo e Newton. As doações vão de 20 a 100 reais mensais. Além das doações únicas.

A meta inicial é arrecadar 20 mil reais por mês para conseguir pagar os gastos mínimos do espaço. Conforme a meta aumenta, aumentam também os benefícios para a população LGBT50+ - laboratório de informática, contratação de oficineiros fixos e um sistema de som e karaokê estão entre os objetivos adicionais.

Por que doar?

Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo (OMS), mas ainda carece de políticas públicas que garantam um envelhecimento tranquilo. Segundo o IBGE, de 2012 a 2017, a população idosa cresceu 19,5%. No mesmo período, o número de homens e mulheres com 60 anos ou mais em albergues públicos cresceu 33%. Ou seja: envelhecer no Brasil é um desafio. E sabemos que ser LGBT também - afinal, somos um país que mata uma pessoa LGBT a cada 19 horas (fonte: Grupo Gay da Bahia), e campeão no assassinato de pessoas trans (fonte: ONG Transgender Europe).

Agora imagine envelhecer como LGBT no Brasil. Na soma dessas duas experiências de exclusão, aparecem outras questões que podem tornar esse processo extremamente difícil.

Alguns exemplos:
- Abandono e/ou não aceitação da família,
- Não existência de filhos (lembrando que a adoção por casais LGBT só foi legalizada em 2010),
- Falta de acesso aos bens de um parceiro ou parceira que eventualmente falece,
- Sentimento de rejeição,
- Solidão,
- Invisibilidade,
- Moralização da sociedade com o idoso, que pode dificultar o contato com a própria sexualidade,
- E até mesmo preconceito e exclusão dentro da própria comunidade LGBT.

Para muitas pessoas LGBT com mais de 50 anos (ou, como chamamos, LGBT50+), essas questões podem forçar uma \"volta ao armário\", em troca de um envelhecimento minimamente digno.

E é justamente para evitar isso que a ONG Eternamente SOU existe e resiste! Vamos colaborar? Ajudar? Compartilhar essa notícia? Fazer a diferença na vida dos nossos semelhantes?

Sobre a ONG Eternamente SOU

A ONG Eternamente SOU é uma ONG apartidária e sem fins lucrativos da cidade de São Paulo. Seu trabalho busca fazer com que a comunidade LGBT50+ viva um envelhecimento com autonomia, acolhimento e autoestima, sem precisar deixar de ser quem se é. Os trabalhos iniciaram em 2017 por meio de um coletivo de profissionais mobilizados pela necessidade de se pensar serviços e projetos de atendimento psicossocial específicos para população LGBT em processo de envelhecimento.

Até agora a ONG Eternamente SOU atuava apenas com parcerias e em espaços emprestados. Só que a necessidade cresceu: já atendemos, direta e indiretamente, 400 pessoas LGBT50+ e outros 1500 profissionais (aproximadamente) que atuam com idosos - por isso, precisamos inaugurar um espaço próprio e com urgência para dar continuidade adequada às atividades.

Mas que atividades? São elas:

1) Assistência social, psicológica e jurídica: Oferecimento de atendimento terapêutico contínuo, com psicólogos especializados em questões LGBT e também do envelhecimento, para que as pessoas possam elaborar melhor sobre seus desafios, identidades e desejos. Também oferecemos assessoria jurídica para que nossos beneficiados possam entender melhor seus direitos e lutar por eles.

2) Convivência, cultura e arte: Criação de experiências de convivência social e afeto entre pessoas LGBT com mais de 50 anos, como festas, programas de apadrinhamento, bailes, passeios, jantares, etc. O trabalho também envolve atividades culturais e artísticas, como oficinas de canto e coral, expressão corporal, aulas de instrumentos musicais, entre outras.

3) Educação, formação e qualificação: Desenvolvimento de cursos, seminários e rodas de conversa com foco em Velhices LGBT para profissionais que trabalham com pessoas idosas, em várias áreas - saúde, assistência social, educação, entre outros. O objetivo é capacitar esses profissionais para lidar com questões específicas de pessoas idosas que são LGBT.

A ONG Eternamente SOU é um pólo de esperança e voz para aqueles que resistiram por tanto tempo, e abriram o caminho para os direitos que a comunidade LGBT tem hoje. Em suas atividades muitas pessoas redescobrem o afeto, a amizade e o orgulho. A criação deste espaço é fundamental para garantir a continuidade de um trabalho tão importante.

Ajude agora mesmo a ONG Eternamente SOU, faça sua contribuição: http://benfeitoria.com/eternamentesou

Serviço:

ONG Eternamente Sou
Financiamento Coletivo para criar o primeiro Centro de Convivência e Referência para a população LGBT+ idosa ou em processo de envelhecimento
Link http://benfeitoria.com/eternamentesou
Para mais informações:
Rogério Pedro - social.eternamentesou@gmail.com - +55 11 94783-8352
-------------------
Contato com a Imprensa: Fabricio Viana – http://fabricioviana.com/contato/
Release http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=4164&num_release=233486&ori=V
Vídeo e fotos para publicação:

Editorias: GLTB  Saúde  Sociedade  Terceira idade  Terceiro Setor