Valid oferece solução e-Diploma para as instituições de ensino superior
Alexandre Okamoto, Gerente de Vendas de Soluções da Valid

A obrigatoriedade do e-Diploma a todas as instituições de ensino superior foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 01 de março de 2021, dando o prazo até de 31 de dezembro de 2021 para que todas implementem o diploma digital (RN).

O objetivo é reduzir os casos de fraudes com a emissão falsa de certificados e diplomas, bem como agilizar o processo de emissão desse tipo de documento. É importante ressaltar que a instituição de ensino pode continuar fazendo sua emissão física de diplomas, porém, a versão digital é obrigatória.

A Valid, empresa multinacional brasileira especializada em identificação, conta com o e-Diploma, uma solução que está totalmente alinhada às regras estipuladas nas Portarias 1.095/2018 e 554/2020 que regem a obrigatoriedade de emissão de diplomas e documentos acadêmicos em meio digital em todo o Brasil.

Entre as vantagens na implantação do e-Diploma estão a possibilidade de ser integrado aos sistemas internos das instituições de ensino, além de contar com um serviço completo de assinatura digital com certificado A3 por meio do VSigner e fácil comunicação integrada via API. Outro aspecto importante do e-Diploma é a política de assinatura, tecnicamente conhecida como AD-RC, que exige o uso de um Carimbo de Tempo homologado na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.

Vale ressaltar que as instituições de ensino que utilizarem a solução e-Diploma só terão benefícios. O primeiro é a grande redução de custos relacionados à impressão e envio de documentos. Com o diploma digital esse problema é eliminado, pois o documento pode ser enviado em meio on-line para o formando, que decidirá se vale a pena imprimir ou manter documento arquivado em um computador ou celular.

Outro ponto que merece destaque é o fato de secretarias acadêmicas lidarem todos os dias com um grande volume de documentos impressos. São muitos os processos que envolvem o manuseio de certificados e diplomas em papel, demandando, assim, inúmeras assinaturas dos responsáveis. Ao utilizar o e-Diploma, esse procedimento passa a ser realizada por meio do certificado digital, com assinatura eletrônica, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para assinar cada um dos documentos.

E o ganho em eficiência e produtividade estão garantidos, pois toda a migração de processos manuais será mais ágil com a assinatura digital de documentos educacionais. Vale incluir também a questão da mobilidade, que é um benefício que atinge tanto a instituição de ensino quanto o próprio aluno, porque não será necessária a presença física do estudante, e nem do reitor para assinar os documentos.

Alexandre Okamoto, Gerente de Vendas de Soluções da Valid, destaca que o e-Diploma foi desenvolvido pensando em todas as particularidades das instituições de ensino para que estas estejam adequadas à legislação e, principalmente, que estejam seguras de ter uma solução implementada totalmente protegida contra fraudes e falsificações.

Sobre a Valid

A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza.

Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano!

Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro.

No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta.

Estamos organizados em 4 verticais de negócios:

Valid ID – Identificação

Valid Cities – Cidades Inteligentes

Valid Link – Conectividade

Valid Pay – Meios de pagamento

O que queremos é transformar o hoje e o amanhã.

Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid.

Valid – Trust Powerhouse

Para saber mais, acesse http://www.valid.com

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Internet  Serviços
Empresa: 3S Assessoria em Comunicação