NEC fornece sistema de prevenção a desastres na Indonésia

Por meio deste projeto, a NEC implantará no país medidas responsáveis por alcançar com exatidão os dados de observação de terremotos

A NEC Corporation acaba de anunciar que será responsável pela implantação de um sistema de prevenção de desastres de grande área para a Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica da República da Indonésia (Indonésia). Uma ajuda concedida pelo programa do governo japonês para melhorar o equipamento de gerenciamento de risco de desastres será usado para este sistema, que está programado para entrar em operação no primeiro semestre de 2018.

A Indonésia é um país com um risco extremamente elevado de terremotos, visto os danos significativos causados pelo terremoto de Grande Sumatra, em dezembro de 2004. Os sistemas de previsão e alerta para terremotos e tsunamis já foram estabelecidos e operados, mas há demanda para melhorar a precisão da análise de epicentro e estimativa de magnitude.

Este sistema de prevenção a desastres de ampla área reunirá informações de intensidade sísmica e da forma de onda obtidas de sismômetros recentemente instalados em 93 sites na Indonésia. Os dados serão fornecidos a um servidor, na sede da Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica, em Jacarta, em tempo real, por meio de um sistema de comunicação por satélite (VSAT).

A operação permitirá que a Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica monitore constantemente a atividade sísmica e melhore a precisão da análise de epicentro e estimativa de magnitude.

\"O sistema da NEC contribuirá para os esforços na Indonésia para reduzir os danos causados por desastres e aumentará a capacidade de lidar com eles rapidamente e com precisão, coletando e compartilhando dados de observação sismológica\", disse Minoru Hirata, Gerente Geral da Divisão de Infraestrutura Inteligente da NEC Corporation. \"Além disso, a NEC pretende reforçar esses esforços propondo sistemas que sejam capazes de detectar terremotos e fornecer alertas antecipados sobre tremores relacionados, bem como sistemas que detectam ondas de tsunami\".

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Informática  Telecomunicações
Empresa: A4 Comunicação
Contato: Marília Pontes