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Carreta fica mais leve com o uso do aço Strenx e reduz consumo de combustível
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A alta dos combustíveis, amplamente discutida por conta da repercussão da greve dos caminhoneiros, é um dos fatores que tem feito com que os transportadores busquem alternativas para rentabilizar as operações e não repassar os custos do frete aos clientes. Uma das soluções encontradas pela Pastre, fabricante de implementos rodoviários para o transporte de cargas, foi a produção de uma carreta porta-container em Strenx, aço estrutural de alta resistência da siderúrgica sueca SSAB. O equipamento com 600 kg mais leve gerou economia de 84 litros de óleo diesel a cada 10 viagens por mês (média de mil quilômetros por viagem), além de reduzir emissões de CO2 na atmosfera.

Lauro Pastre Jr., diretor-industrial na Pastre, explica que para esse tipo de implemento rodoviário, o aço de alta resistência é pouco procurado, mas ressalta que o fator consumo de combustível tem feito com que as transportadoras busquem por equipamentos mais leves. “O transportador que está preocupado com o consumo do combustível, que presta atenção nos detalhes do transporte e que está atrás de uma operação mais econômica, sabe que se tiver um produto mais leve, vai consumir menos combustível quando o equipamento estiver carregado e vazio também”.

A Pastre utilizou o Strenx 700 no porta-container, alcançando uma redução de 600 quilos, o que representa uma redução de 10% no peso total da carreta. “Isso pode ser traduzido em aumento de carga útil ou 600 quilos a menos em toda viagem, reduzindo as emissões de gás carbônico na atmosfera. Para o bolso do transportador, se percebe no momento do abastecimento e o efeito imediato principal é combustível a menos”, afirma o diretor.

“600 quilos a menos em relação à concorrência é uma redução bem significativa”, diz Nadir Ângelo Bertol, fundador e diretor da 4N Transportes, empresa que adquiriu o porta-container fabricado pela Pastre. “Com economia de mais de 80 litros de combustível a cada 10 mil quilômetros por mês, economizamos R$ 270,00 por mês resultando em pouco mais de R$ 3.000 por ano. A redução do peso também reflete no consumo de lonas e pastilhas de freio, dá diferença, além de conseguirmos rentabilizar melhor o frete”, comenta.

O diretor da Pastre conta que o investimento em aço de alta resistência tem um retorno rápido por conta do custo-benefício. “A redução do consumo de diesel já é sentido no bolso do transportador e dali para frente, ele só vê vantagem com os outros benefícios: redução dos gastos com manutenção e menor emissão de CO2 na atmosfera”, conclui o diretor.

A Pastre já utiliza aços de alta resistência em seus equipamentos e há anos é parceira da SSAB. A empresa também faz parte do programa My Inner Strenx. “Desde o início de nossa parceira, em 2004, a SSAB nos orientou sobre o que poderíamos ou não fazer, nos apoiando na soldagem, no corte e na conformação do aço”, salienta Lauro Pastre Jr.. “Sem o apoio desse pacote de serviços técnicos da siderúrgica, não teríamos tido sucesso. Hoje, já temos o know hall, que foi a SSAB que nos trouxe. Não há outra empresa que faça esse trabalho, é um diferencial muito importante, além de ter um material de altíssima qualidade”, finaliza.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Industria  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Communica Brasil  
Contato: Communica Brasil  
Telefone: 11-3868-0300-

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