E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Como evitar que o aluno pegue recuperação final?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Ações diferenciadas auxiliam no desempenho escolar das crianças e previnem a temida recuperação final


A recuperação final é um procedimento que consiste em reforçar todos os conteúdos vistos durante o ano letivo, cujos alunos tiveram dificuldades e não alcançaram a nota média prevista. Muitas escolas adotam essa prática, na qual o estudante deve participar de aulas de reforço e realizar provas durante o mês de dezembro, para evitar ser reprovado.

Temida por pais e alunos, a recuperação final, por si só, nem sempre é eficiente para um aprendizado saudável. Por isso, é essencial que a escola realize algumas ações diferenciadas, para auxiliar no desempenho escolar de alunos com notas baixas e evitar o estresse no final do ano.

Para Cleonice Loureiro Martini, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Mary Ward, localizado na zona leste de São Paulo, para incentivar um aprendizado saudável, a escola deve ter um ambiente acolhedor, que preze pelo convívio social. “Incentivamos o bom relacionamento entre os alunos, professores e funcionários, valorizando o diálogo e respeito às diferenças. A aprendizagem deve ocorrer de forma significativa e interativa”.
De acordo com Cleonice, no Mary Ward o processo de recuperação ocorre de duas formas - contínua e a cada trimestre. “Durante as aulas é o contínuo, em que o professor identifica alunos que não estão assimilando o conteúdo trabalhado e oferece atividades diferenciadas. Já a recuperação ao final de cada trimestre é oferecida ao aluno que ainda está com dificuldades para recuperar suas notas”, relata a orientadora.
Cleonice também ressalta que não cabe somente à escola o papel de educar. “O apoio dos pais no desempenho escolar dos filhos é de grande importância. Cabe aos pais ofertarem às crianças apoio e auxílio quando necessário. Quando um aluno não está se desenvolvendo muito bem, sua primeira preocupação é achar que está decepcionando aos pais. Com o apoio dos adultos, ele se sentirá amparado e mais seguro para enfrentar os desafios”, destaca Cleonice.
Para ela, os motivos que levam um aluno a apresentar problemas em seu desempenho escolar podem ser de fundo físico e até mesmo emocional. “Alguns apresentam dificuldades que necessitam da ajuda de um profissional, como no caso de dislexia, disgrafia e a alteração do processamento auditivo, e há aqueles que apresentam questões emocionais, como por exemplo, a troca de escola. O importante é entender e respeitar que cada criança é única e necessita de um olhar diferenciado e afetuoso diante das especificidades de sua necessidade”, finaliza.
Sobre o Colégio Mary Ward
O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há 78 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo. Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.


Informações para a Imprensa – Mary Ward
Renata Rosa – renata@communicabrasil.com.br
Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br
http://www.communicabrasil.com.br




















Editorias: Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Communica Brasil  
Contato: Communica Brasil  
Telefone: 11-3868-0300-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.