E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Bexiga neurogênica: quais as causas, sintomas e tratamento
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A bexiga neurogênica é um distúrbio nas funções da bexiga, causado por lesões cerebrais. O cérebro é o responsável por todos os impulsos do nosso corpo e nesse caso quaisquer problemas ligados a traumas cerebrais podem afetar o funcionamento desse sistema.

A doença tem comportamento divergente entre os pacientes, alguns têm a bexiga neurogênica flácida (onde o órgão fica totalmente relaxado), outros a hipertônica (onde o órgão fica totalmente retraído), também pode ocorrer a continência (liberação de pouca urina) ou a incontinência (liberação de urina em exceção ou sem controle) . É interessante dizer que não existe um padrão pré-estabelecido, cada pessoa pode ter uma manifestação de bexiga neurogênica.

O Dr. Ali Mustafa, urologista no Hospital Santa Clara, explica as causas da bexiga neurogênica. “A genética pode ter relação com a disfunção, mas a causa mais comum é a interrupção ou alteração da comunicação entre o sistema nervoso central e a bexiga. Esse pode ser o resultado de doenças cerebrais reversíveis ou não, como: esclerose múltipla (MS), doença de Parkinson, diabetes, tumores cerebrais e infecções, como meningite ou sífilis terminal, espinha bífida, neuropatia devido ao alcoolismo e deficiência de B-12”.

O urologista destaca algumas das queixas mais comuns sobre a doença. “A maior queixa dos pacientes aqui no consultório é referente ao esvaziamento incompleto da bexiga, perda de pouca ou grande quantidade de urina e ter que ir muitas vezes ao banheiro. Isso acaba atrapalhando a vida de uma pessoa, pois ela não consegue completar uma tarefa sem parar constantemente”, informou Dr. Mustafa.

Após o diagnóstico o médico realiza um exame chamado Estudo Urodinâmico, que será capaz de analisar e definir em qual categoria da bexiga neurogênica o paciente encontra-se. Os cuidados podem incluir o uso de medicamentos, passagem de sondas, fisioterapia e cirurgias específicas. “O maior medo de um paciente é o possível aparecimento de uma infecção urinária e os problemas relacionados ao trato urinário superior, que podem afetar o rim e levar a uma insuficiência renal. Por esses motivos é necessário um exame médico para que o quadro não evolua para maiores complicações”, finalizou Dr. Ali Mustafa.




Editorias: Feminina  Masculino  Saúde  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Kompleta Comunicação  
Contato: Kompleta Comunicação  
Telefone: 34-3086616-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.