E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Janeiro Branco: como anda sua saúde mental?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
 Janeiro Branco: como anda sua saúde mental?
...

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha janeiro branco, um convite a refletir sobre saúde mental, sobre a qualidade da vida que levamos e sobre as nossas emoções. O Sistema único de Saúde (SUS) define o termo saúde mental como um estado de bem-estar, no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
A ausência desse bem-estar pode acarretar em alguns transtornos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), existem diversos transtornos mentais com suas especificidades, caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos.
A psicóloga hospitalar Virginia Tavares Bonon explica que os transtornos podem afetar qualquer pessoa e variam em diferentes classificações e graus. “Os mais comuns e conhecidos na população são: depressão, bipolaridade e ansiedade, transtornos alimentares (exemplo: anorexia e bulimia), TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e esquizofrenia”, esclarece Virgínia.
Ela ressalta a importância de procurar ajuda profissional em situações como essas. “Qualquer transtorno requer diagnóstico e tratamento de especialistas da saúde mental (psiquiatras e psicólogos) e as causas de desenvolver um transtorno mental são multifatoriais”, aponta.
A especialista explica que para auxiliar alguém próximo (família/amigo), primeiramente é necessário saber qual o diagnóstico e tratamento, pois cada transtorno tem sua especificidade e característica. “É preciso informação e conhecimento para auxiliar, a desinformação gera preconceitos, julgamentos e tabus/mitos. Seja empático, respeitoso, compreensivo e ofereça apoio. É essencial que busque orientações específicas subjetivas com os profissionais (psiquiatras e psicólogos) que estejam acompanhando o tratamento”, alerta a psicóloga hospitalar Virginia Tavares Bonon.

Editorias: Saúde  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Kompleta Comunicação  
Contato: Kompleta Comunicação  
Telefone: 34-3086616-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.