E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Relatório da Netskope sobre cloud aponta que setores de RH e Marketing são os que mais utilizam serviços em nuvem
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Mais de 90% dos serviços em nuvem ainda não estão completamente aptos para utilização corporativa

A Netskope, fornecedora americana de soluções de segurança na nuvem - posicionada como CASB – Cloud Access Security Broker, acaba de divulgar o Netskope Cloud Report ™, relatório sobre o uso e tendências de atividades em nuvem corporativa. Uma das constatações desse estudo foi que as áreas de RH e Marketing foram as que tiveram o maior número de movimentação por organização, com uma média de 121 e 139 serviços, respectivamente. Também houve crescimento de 1,6% por empresa no número de soluções em nuvem utilizadas pelas empresas em comparação com o último trimestre, chegando a média de 1.181 serviços. Porém, desse total menos de 8% foram classificados como totalmente aptos para o uso corporativo.

RH e Marketing lideram o relatório, mas muitas vezes sob a cobertura do TI
Muitas aplicativos de RH e Marketing são utilizados diretamente pelo usuário, o que faz com que as empresas tenham pouco controle sobre essa utilização. Esses programas possuem informações importantes e que não devem ser acessadas por pessoas não autorizadas, por isso as equipes precisam criar políticas e controles de acesso para restringir e proteger os dados.

Os principais aplicativos de RH em uso, como Success Factors e Workday, contêm dados pessoais e exigem Prevenção de Perda de Dados e controles de acesso para garantir a segurança do uso das informações. Além disso, muitos aplicativos de Marketing são qualificados como programas de TI ou aplicativos não autorizados, com dados de clientes ou prospectos regidos por determinações, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR na sigla em inglês).

Malware bancário e de criptografía são os destaques, mas não os mais comuns
Ao analisar as ameaças, o Netskope Threat Research Labs descobriu que tipos genéricos de malware, como exploits e worms em Flash, representam a maior porcentagem de detecções (40,6%), seguidos de portas traseiras (33,6%). O malware de criptografia continua relacionado com o bancário, aparecendo na lista da Netskope de tipos de malware mais comuns e detectados com maior frequência.

As variantes de malware adicionais incluíram macros do Microsoft Office (8,6%), exploits em PDFs (3,2%), ransoware (3,1%), malware Mac (2.3%), malware JavaScript (1,5%), malware de aparelhos móveis (1,1%), PowerShell (0,5%) e malware de criptografía (0,4%).

“Os serviços em nuvem tornaram os departamentos mais ágeis e produtivos, como é o caso dos setores de RH e Marketing das empresas. Mas, ao mesmo tempo, os dados presentes nesses serviços da nuvem precisam estar a salvo de perdas, afirma Sanjay Beri, CEO e fundador da Netskope. “O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados se tornará realidade em poucos meses, por isso as empresas devem garantir o uso compatível de serviços em nuvem. Inserir políticas contextuais e conscientizar os funcionários de ações que coloquem em risco a segurança das informações é uma necessidade inadiável”, conclui Beri.

O GDPR não se aplica apenas a empresas da União Europeia, mas também para empresas brasileiras que tem filiais na Europa, assim como empresas no Brasil que estão trabalhando com dados de usuários da Europa, como por exemplo, companhias com clientes que residem nos países europeus.

Média de serviços na nuvem por empresa e por categoria
No trimestre, o número médio de serviços em nuvem aumentou 1,6% por empresa, chegando a 1.181 atividades na nuvem, em comparação a 1.022 do trimestre anterior. A grande maioria dos serviços (92,7%) não está apta para uso de empresas e receberam uma classificação de “médio” ou abaixo no Netskope Cloud Confidence IndexTM. Os serviços aptos para uso corporativo passam por acompanhamento de controle por meio de CASB.

Serviços de Recursos Humanos e Marketing são, em média, os mais utilizados nas organizações, seguidos pelos serviços de colaboração

Netskope Cloud Confidence IndexTM teve como período de análise de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2017. Relatório disponível no link: https://resources.netskope.com/cloud-reports/february-2018-netskope-cloud-report.

Editorias: Ciência e Tecnologia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Roberta Sena  
Contato: Roberta Sena  
Telefone: 11-3926-9517-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.