Certificação Fluke para profissionais da área de Metrologia
Divulgação Fluke

Sempre em busca de novas iniciativas para contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam na indústria brasileira, a Fluke anuncia seu novo curso em certificação de Metrologia da Grandeza Pressão. Ao final do treinamento, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de fevereiro, o profissional receberá um certificado Fluke com validade de dois anos, que será entregue mediante aprovação em teste.

As aulas abordarão conceitos relevantes como a importância da Metrologia para a Qualidade; o verdadeiro papel de um laboratório de acordo com a realidade nacional da indústria; rastreabilidade e confiabilidade metrológica; considerações sobre a NBR ISO 17025 e ISO 9000 e a importância do Laboratório no Contexto da Globalização. Além disso, haverá um módulo específico sobre o vocabulário internacional de Metrologia (VIM 2008), para debater aspectos críticos como exatidão, repetibilidade, valor verdadeiro, valor de referência, grandezas de influência, resultado de uma medição, erro, incerteza, entre outros.

O treinamento contemplará ainda um módulo sobre incerteza de medição (ISO GUM 2008), no qual os alunos terão acesso a apresentações detalhadas sobre seu conceito e relevância; histórico dos procedimentos do cálculo de incerteza; documentos existentes; guia para expressão da incerteza de medição (ISO GUM 2008); incerteza padrão (tipo A e tipo B); incerteza combinada; incerteza expandida; metodologias alternativas de estimativa da incerteza de medição; método de simulação de Monte Carlo; incerteza e limites de aceitabilidade e exercícios com a elaboração de planilhas de cálculo.

A grandeza pressão e sua padronização também serão temáticas do curso, abordando as modalidades da grandeza pressão; medidores relativos de pressão, Sistema Internacional de Unidades e as Unidades de Medição de Pressão. Por fim, haverá um treinamento específico para calibração de manômetros (digitais e analógicos) e de um transdutor de pressão, com aulas práticas que reforçarão a absorção do conteúdo ministrado no curso.

De acordo com o Gerente de Produtos da Fluke Calibration, Osvaldo Conegundes, a área de metrologia é primordial para a qualidade da indústria. “Trata-se da ciência da medição, responsável por garantir a confiabilidade dos processos e a precisão na fabricação de produtos. Por isso estamos empenhados em investir em treinamentos e certificações para contribuir com a qualificação dos profissionais brasileiros”, ressalta.

Um dos grandes objetivos da Fluke Corporation é contribuir para o aprimoramento da formação e qualificação profissional, entregando ao mercado profissionais mais preparados para os desafios da indústria. Neste contexto, a companhia tem desenvolvido treinamentos valiosos para que engenheiros, técnicos e profissionais ligados à área de manutenção incrementem suas habilidades bem como a eficiência e a produtividade em seus processos de trabalho.

Para saber mais informações sobre o curso e inscrições, clique aqui:http://bit.ly/curso-metrologia-fluke

Data: 18 e 21 de fevereiro das 9:00 às 17:00
Carga horária: 32 horas
Local: Centro de Treinamentos da Fluke - Avenida Maria Coelho Aguiar, 215 - Jardim São Luis - São Paulo - SP