Gestores da Frucafé utilizam ERP da Sankhya para tomar decisão à distância

Sistema também ajudou a empresa a automatizar os laudos técnicos
exigidos pelo Ministério da Agricultura

Para ter acesso às informações do negócio, os gestores da Frucafé, produtora de mudas e plantas com mais de 50 funcionários, localizada em Linhares, no Espírito Santo, tinham de solicitar aos colaboradores dos setores financeiro, faturamento e comercial, a apuração dos dados e a criação de diversos relatórios. A partir da mobilidade proporcionada pelo ERP da Sankhya, totalmente disponível na web, e também em dispositivos móveis, o cenário mudou.

“Agora, podemos ter acesso fácil e em tempo real a tudo o que precisamos para a tomada de decisão. Basta acessar o sistema pelo celular ou em qualquer desktop com acesso à internet, para saber, por exemplo, os produtos e as matérias-primas em estoque. Assim, é possível programar a produção de forma mais precisa”, afirma Edgar Röpke, sócio administrador da Frucafé.

Ele comenta outros benefícios alcançados com o uso da solução Sankhya. “No início, a área mais impactada foi o faturamento. Com a automatização de diversos processos que envolve esse setor, ganhamos agilidade e pudemos realocar um colaborador para outra área, ampliando sua produtividade\".

A Frucafé também registrou um ótimo resultado no que se refere à transmissão dos laudos técnicos exigidos pelo Ministério da Agricultura, sobre quantas mudas foram produzidas, aprovadas pelo agrônomo como livre de doenças, quantas foram para venda e quantas foram de fato vendidas. Esse processo pode durar até dois anos e envolve mais de 100 plantas de lotes diferentes.

“Antes da Sankhya, esse controle era feito em papel de forma manual com auxílios de planilhas que nos ajudavam a analisar as vendas e consolidar os números. Isso induzia a muitas chances de erros. O sistema nos possibilitou integrar os laudos ao nosso comercial, e, a partir disso, os laudos passaram a ser feitos automaticamente, sem intervenção manual. Com isso, conseguimos agregar mais confiabilidade e rapidez ao processo”.

Os diferenciais apresentados pela Sankhya motivaram a empresa na escolha do ERP. “Desde o primeiro contato, identificamos que a solução era ágil, segura e flexível e que nos ajudaria a implantar processos para organizar a empresa. Sem dúvida, a Sankhya, de todas as fornecedoras pesquisadas, foi a que melhor atendeu estes requisitos”.

Röpke destaca o papel da Universidade Sankhya na implantação. “Assistir aos vídeos disponibilizados foi fundamental para uma boa implantação, pois pudemos absorver um pouco da filosofia da Sankhya, e aplicar no dia a dia diversos conceitos da administração. O sistema amarra muito bem um conceito com outro, garantindo a integridade dos processos”.

A Sankhya também presta um ótimo pós-venda, segundo o executivo da Frucafé. “Periodicamente, recebemos a visita de um consultor para reavaliar os processos. Numa dessas visitas foi sugerido controlar o índice de falta de produtos. Como somos produtores de mudas com um catálogo de mais de 300 itens, é muito difícil manter tudo em estoque. Então agora, estamos conseguindo medir o que os clientes não encontram, e gerando ações para resolver o problema”.

“Hoje o sistema é a empresa. Todos os dados, decisões, histórico e processos estão atrelados ao ERP. Então esperamos que a parceria seja sadia, duradoura e que a Sankhya continue entendendo nossas necessidades, cabendo a nós absorver os processos e implantar”, conclui.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Medialink Comunicação