Método Telecomunicações dobra de tamanho com ERP da Sankhya

Empresa sustenta crescimento com o auxilio de sistema flexível, ágil e confiável
para gerir os processos internos, facilitando a tomada de decisão
A Método Telecomunicações - integradora de tecnologias inteligentes nas áreas de Comunicação, Segurança da Informação e Segurança Eletrônica, com mais de 160 colaboradores e 1500 contratos de locação e manutenção -, vem registrando um crescimento expressivo e dobrou de tamanho em cinco anos. Para sustentar esse ritmo acelerado, a empresa vem aprimorando a gestão do negócio com a Sankhya, fornecedora de sistemas para gestão empresarial.
“Escolhemos a Sankhya por ser a que mais se aproximava das necessidades e atributos que definimos, entre eles, contar com um ERP que cobrisse 100% dos processos internos e que fosse flexível para se adaptar às nossas necessidades. Ser empreendedor no Brasil é desafiador, e para fazer frente a esse desafio precisamos ter um sistema que nos apoie e nos dê em tempo real uma visão do que está acontecendo em nosso negócio”, afirma Emerson Ricieri, diretor de desenvolvimento e resultado da Método.
Além de permitir um maior controle da rotina dos processos, o executivo comenta outras vantagens obtidas com o sistema, desde sua implantação. “A Sankhya teve um papel fundamental em um grande contrato que fechamos com o Governo de Minas Gerais e que compreende o atendimento a solicitações de 800 localidades. Com o recurso de Ordem de Serviço Web, que permite que o cliente faça a abertura das solicitações de atendimento técnico, por meio de um portal, sem a necessidade de fazer uma ligação, eliminamos a necessidade inicial do projeto que era criar uma central de atendimento, o que nos ajudou a reduzir custos significativamente”.
Ricieri destaca também o apoio da Sankhya no planejamento estratégico da empresa, a partir da implementação do módulo Gerenciamento por Diretrizes (GPD), que tem como objetivo atingir a qualidade total em todos os âmbitos de uma empresa, desde a estratégia até os processos operacionais. “Durante mais de 10 anos lidamos com lacunas nesse processo. Boa parte das ações que definíamos ficavam pelo caminho. Com o GPD da Sankhya conseguimos corrigir esses gaps e já identificamos bons resultados, tanto do ponto de vista financeiro, quanto de negócios e operacional”.
Ele completa que o GPD tornou as reuniões de diretoria mais efetivas. “Levamos para o GPD os indicadores mais relevantes que traduziam as necessidades de cada unidade de negócio e tornamos mais dinâmico o processo de planejamento estratégico, e, principalmente, o acompanhamento dos principais objetivos e indicadores. Hoje temos mais de 100 indicadores das áreas de qualidade, finanças, recursos humanos, departamento pessoal e contabilidade, e podemos tomar decisões muito mais assertivas a partir deles”.
O impacto do GPD trouxe benefícios principalmente para a área de TIC, um dos segmentos de atuação da Método. “Podemos acompanhar o volume e a performance dos negócios gerados ao longo do ano, em riqueza de detalhes. Em Telecom, por exemplo, conseguimos identificar mês a mês o desempenho de cada serviço que oferecemos, e dar prioridade ao que não está performando de acordo com os objetivos traçados”.
O executivo comemora: “A parceria com a Sankhya nos permitiu refinar nossa gestão a ponto de aumentarmos nossa carteira de clientes de forma significativa. Notamos que nossos gestores estão mais envolvidos com os objetivos gerais da organização, porque mesmo os responsáveis pelas estruturas de apoio, conseguem identificar qual a participação da área deles nos objetivos relacionados ao mercado, e tudo isso contribuiu para a melhoria da gestão do grupo Método”.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Medialink Comunicação