E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Startup brasileira de medicina personalizada amplia sua presença no mercado internacional
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Startup brasileira de medicina personalizada amplia sua presença no mercado internacional
...

Altamente inovadora, a TISMOO detém a tecnologia dos “mini-cérebros” que reproduzem o desenvolvimento do cérebro humano a partir de células-tronco de pacientes. Seu foco é acelerar e aprimorar as pesquisas com o objetivo de fazer a diferença na vida de famílias afetadas por transtornos neurológicos como o Espectro do Autismo

A startup brasileira de biotecnologia TISMOO é o primeiro laboratório do mundo exclusivamente dedicado à medicina personalizada para o Transtorno do Espectro do Autismo e outros transtornos neurológicos de origem genética. Em atuação desde 2015, a startup conta com uma equipe técnica composta por especialistas renomados mundialmente. Desde o início de 2017, a TISMOO também iniciou operação nos Estados Unidos e mantém colaboração com outros laboratórios do país.

Pioneira no mundo a realizar este trabalho, a startup se propõe a impactar positivamente a vida das famílias com entes que sofrem de distúrbios neurológicos, oferecendo uma medicina individualizada, capaz de atender as características únicas de cada paciente. Assim, pretende, por meio da modelagem celular e edição genética, investir em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) a fim de buscar melhorar as formas de tratamento para essas doenças, testando medicamentos já aprovados em “mini-cérebros” produzidos em laboratório a partir de células-tronco de pacientes, que recriam as etapas do desenvolvimento neural.

A tecnologia, desenvolvida pela equipe do Dr. Alysson R. Muotri, considerado um dos maiores especialistas em autismo do mundo, é um enorme avanço na área da medicina, sendo vista como uma grande oportunidade de desvendar possíveis tratamentos para doenças neurológicas hoje incuráveis. Isso porque, a partir de estudos através dos mini-cérebros, é possível capturar o material genético de cada indivíduo a fim de investigar como suas mutações levam a um quadro clínico específico e buscar novas abordagens para reverter o processo com tratamentos farmacológicos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

“As pesquisas realizadas com os mini-cérebros trarão um avanço revolucionário para a medicina nos próximos anos. A grande vantagem desse processo é que começamos a abrir uma possibilidade viável para o teste de fármacos, sem utilizar o próprio paciente e, mesmo assim, conseguindo definir um tratamento mais adequado para cada indivíduo”, explica o Dr. Muotri, Chief Scientific Officer da TISMOO, biólogo molecular e professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia (UCSD).

Expansão e avanço científico

O foco da operação da TISMOO nos EUA, que é comandada pessoalmente pelo Dr. Muotri, é o mercado de novas drogas e de recolocação de drogas já aprovadas clinicamente. “Entendemos que nossa tecnologia é uma excelente plataforma para facilitar e agilizar o processo na busca por tratamentos mais eficazes para as doenças neurológicas, já que a aprovação de um novo medicamento exige custos enormes e um longo tempo de testes clínicos” explica o Dr. Muotri.

A pesquisa mais recente com o uso dos mini-cérebros, liderada pelo Dr. Muotri e sua equipe na Universidade da Califórnia, mostra como é realmente possível dar um salto em direção ao futuro e ajudar pacientes que sofrem com transtornos neurológicos. O avanço foi demonstrado com a descoberta de dois novos tratamentos para a Síndrome de Aicardi-Goutieres – uma doença rara que compromete quase totalmente a parte neurológica da pessoa. Com o estudo, foi possível definir como a patologia é iniciada no organismo, como em uma doença autoimune. Fazendo uso da recolocação de drogas, os cientistas utilizaram fármacos (anti-retovirais) já existentes no mercado para tentar um possível tratamento para a doença e o resultado não poderia ter sido mais positivo.

Além dessa grande conquista, por terem características semelhantes, a nova descoberta também pode contribuir para o tratamento do autismo e outras condições neurológicas aonde a neuroinflamação exerce papel fundamental, como no autismo, esquizofrenia, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e o mal de Alzheimer.

E esse é justamente um dos objetivos da TISMOO: inovar na área da saúde, mostrando como essa nova tecnologia é essencial para futuras descobertas, que têm o potencial de mudar radicalmente tudo o que a ciência sabe até hoje, com a aceleração do processo de recolocação de fármacos para o autismo.

Revolução social

Além dos diversos avanços que já vem realizando no campo da medicina, a startup é extremamente inovadora também em seu modelo de negócio. A TISMOO faz parte do movimento das Social Enterprises, um conceito diferente de empresa, no qual cumprir seu “propósito social” é o eixo central de seu modelo de negócio.

Uma das iniciativas sociais da TISMOO foi contribuir com a demonstração de causalidade do vírus da Zika nos casos de microcefalia. A startup participou de um consórcio internacional que utilizou mini-cérebros humanos para mostrar a neurotoxicidade do vírus da Zika. Os resultados foram publicados na prestigiosa revista científica Nature, em maio do ano passado. A TISMOO agora busca apoio para outro projeto social, o “1,000 genomas de autistas brasileiros”, cuja ideia seria definir o perfil genético do autista brasileiro, além de fornecer aconselhamento genético as famílias que não conseguem realizar o exame por questões financeiras.

Novos estudos já estão em andamento e a startup pretende continuar seguindo com sua estratégia, pesquisando outras doenças e seus tratamentos com medicamentos já existentes para, assim, conseguir revolucionar a medicina ainda mais nos próximos anos e acelerar o descobrimento de novos tratamentos para outros transtornos neurológicos, trazendo cada vez mais novidades neste campo de estudo.

Sobre a TISMOO

Criada em 2015, a startup de biotecnologia TISMOO é o primeiro laboratório do mundo exclusivamente dedicado à medicina personalizada com foco no Transtorno do Espectro do Autismo e outros transtornos neurológicos de origem genética, como a Síndrome de Rett, CDKL5, Síndrome de Timothy, Síndrome Frágil X, Síndrome de Angelman e a Síndrome de Phelan-McDermid. Com renomados cientistas em sua equipe, o objetivo da TISMOO é recriar em laboratório as etapas do desenvolvimento neural a partir de células do próprio paciente – “mini-cérebros” - capazes de capturar o material genético de cada indivíduo a fim de investigar como suas mutações levam a um quadro clínico específico e buscar novas formas de reverter o processo com tratamentos farmacológicos, melhorando a qualidade de vida de pacientes e famílias que sofrem com doenças neurológicas. Desde 2017, a TISMOO também conta com uma operação nos EUA em colaboração com outros laboratórios do país. http://www.tismoo.com.br

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: CM Comunicação Corporativa  
Contato: CM Comunicação Corporativo  
Telefone: 11-986448505-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: kathyspereira
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.