Stefanini leva para o CIAB soluções de open banking

A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, estará na 28ª edição do Ciab FEBRABAN, maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina, para apresentar a sua solução de gerenciamento de APIs. No universo high-tech, o termo APIs (Application Programming Interface) nos leva automaticamente a pensar em integração entre aplicações em seu nível mais técnico possível. Entretanto, atualmente, não é mais uma questão técnica. Elas são o centro do que podemos chamar “API Economy” ou “Economia das APIs”.

A “Economia das APIs” é todo novo modelo de negócio gerado por meio do compartilhamento, integração e agregação de valor aos dados em um ecossistema digital, portanto, é romper fronteiras e levar experiências positivas únicas e relevantes aos clientes finais. É isso que está por trás do desenvolvimento de projetos de open banking, um dos principais temas da conferência.

Ao prestar consultoria e desenhar soluções open banking em parceria com seus clientes, a Stefanini tem construído pontes entre fintechs e bancos tradicionais, permitindo que as instituições financeiras promovam sua transformação digital de forma rápida, segura e de acordo com a regulamentação vigente. “Até recentemente, havia um acervo de APIs voltados para facilitar os meios de pagamento, mas agora a tendência tem sido usar essa tecnologia para criar jornadas digitais incríveis para diversas finalidades”, explica Ailtom Nascimento, vice-presidente da Stefanini. Essa nova funcionalidade deve ganhar fôlego com a nova regulamentação do Banco Central sobre a concessão de crédito por fintechs. “O nosso papel é ser o integrador desse ecossistema”, acrescenta.

“Já passamos pelas eras do Internet Banking (década de 1990) e do Mobile Banking (2010) com muito sucesso. Agora chegou a hora do que acreditamos ser o Seamless Banking – um banco em qualquer lugar, em qualquer dispositivo e em qualquer momento”, afirma Breno Barros, diretor de inovação e de negócios digitais da Stefanini. Essa nova cadeia de valor tem de ser construída a partir do conceito de ecossistema e isso só será possível tendo desde já a orientação a um banco aberto.
ANOTE EM SUA AGENDA
Stefanini no CIAB 2018
Estande: C17
Dias: 12 a 14 de junho