|
Facebook anuncia mudanças em seu feed de noticias |
Especialista da Agência Conecta explica como a notícia impactou o mercado digital brasileiro
Mark Zuckerberg informou que mudará o feed de notícias, ou seja aquele fluxo de conteúdo, que as pessoas veem no Facebook através da barra de rolagem,dará prioridade a publicações de amigos e família em vez de marcas, empresas de mídia e vídeo.
“Vale lembrar que recentemente as empresas estavam cada vez mais preocupadas em ganhar visibilidade por meio do Facebook, são essas empresas que alimentam de informação a plataforma, aproveitam para informar e engajar seus clientes sobre o ramo em que atuam.
São corporações que buscam adaptação constante e estratégias no ambiente digital para conseguir levar tráfego aos seus sites. A parte ruim é que agora terão seus investimentos em vídeos e transmissão ao vivo diminuido, até hoje eram eles que geravam maiores engajamento e visualizações” explica, Felipe de Araújo diretor de marketing digital da Agência Conecta, localizada em São Caetano do Sul.
A boa notícia é que o Facebook continuará a mostrar o conteúdo das páginas de mídia, mas vai dar prioridade aos tipos de posts que geram conversas entre amigos, ou seja medido por comentários e reações. ( Veja aqui como conquistar engajamento) “ Isso nos mostra que as agências de comunicação devem se redobrarem para conseguir criar posts que gerem comentários e engajamento entre o público”, enfatiza o diretor da agência Conecta.
Além disso, os usuários que desejarem poderão continuar visualizando as postagens de páginas que já seguem com prioridade, desde que alterem suas preferências para selecionar seus favoritos. Desta forma essas páginas passam (ou continuam) a ser exibidas em posições superiores no feed.
A medida foi tomada porque segundo Zuckerberg\" Pesquisas mostram que fortalecer nossos relacionamentos melhoram nosso bem-estar e felicidade\". \"Mas recentemente tivemos um retorno de nossa comunidade de que conteúdo público - posts de empresas, marcas e mídia - está consumindo os momentos pessoais que nos levam a nos conectar mais uns com os outros\"..
Ele reconhece que o tempo que os usuários gastam na rede social poderá inclusive diminuir, mas afirma que este terá um valor maior.
Felipe de Araújo Pereira é diretora da Agência Conecta, especializada em soluções digitais com sede em São Caetano do Sul. O especialista é pós graduado em marketing pela ESPM e especializado em comportamento do consumidor pela FGV.