E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Glaucoma pode gerar perda total da visão
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Dr. Roberto Pinto Coelho, oftalmologista do Grupo São Francisco
Dr. Roberto Pinto Coelho, oftalmologista do Grupo São Francisco

O glaucoma é uma doença ocular causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular, o que provoca lesões no nervo ótico e o comprometimento visual. Nos casos mais graves, pode levar a cegueira.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Estima-se que a prevalência da doença no mundo é de aproximadamente 1% a 2% da população. No Brasil, a estimativa é de que 900 mil pessoas sejam portadoras da doença.
De acordo com o oftalmologista Roberto Pinto Coelho, médico do Grupo São Francisco que faz parte do Sistema Hapvida, o grande risco da doença é que ela raramente apresenta sintomas ou desconforto no paciente.
\"A pressão intraocular é o tônus natural do olho. O paciente não sente nada se tiver pressão intraocular aumentada em 99% das vezes. Apenas sente dor se tiver um tipo de glaucoma agudo, que é muito raro\", explica Coelho.
O médico afirma que a pressão intraocular pode ser provocada por diversos fatores e que a única maneira de prevenir são os exames de rotina dos olhos.

Prevenção e Diagnóstico
\"O aumento da pressão intraocular pode ser devido a fatores como idade, raça, trauma ou infecção. A melhor maneira de prevenir o seu aumento é consultar o oftalmologista regularmente para medir a pressão e, se estiver alta, indicar um colírio para o tratamento. O diagnóstico do glaucoma é por meio do exame oftalmológico, em que o médico afere a pressão intraocular, faz um campo visual e avalia o nervo óptico\", comenta.

Tratamento
O oftalmologista do Grupo São Francisco aponta que em caso de agravamento da doença, o paciente pode perder a visão de forma permanente. \"O risco é perder a visão ou parte dela. Geralmente começa a perder campo de visão até chegar a ter visão tubular e cegueira total. O tratamento é feito por meio de colírios que vão abaixar a pressão intraocular, mas em alguns casos mais graves pode ser necessária uma cirurgia\", conclui.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Serviços  Saúde  Sociedade  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Phábrica de Ideias  
Contato: Gabriela Virdes  
Telefone: 16-3911-3606-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.