Empreendedoras transformam desafio da escolha da profissão em negócio de impacto social

De acordo com o Instituto Gallup, 87% dos trabalhadores do mundo não estão conectados com o próprio trabalho. Essa era a rotina das empreendedoras Ana Luísa Ribeiro e Catarina Ferreira que trocaram as carreiras promissoras em multinacionais por uma causa: ajudar jovens a conectarem profissão e propósito.

De 2014 até hoje, a Aporé já impactou mais de 3.500 pessoas. O negócio de impacto social conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação ARYMAX.

São Paulo, 16 de novembro de 2017 – O que você vai ser quando crescer? A escolha da profissão é para a vida toda? Essas duas perguntas sempre causaram incômodo para as empreendedoras Ana Luísa Ribeiro e Catarina Ferreira que, durante anos, atuaram em multinacionais, desenvolvendo atividades ligadas à formação inicial de cada uma: Engenharia de Alimentos e Marketing; e Administração de Empresas. Ambas se enquadravam no contingente retratado pela pesquisa do Instituto Gallup: 87% dos trabalhadores do mundo não estão conectados com o próprio trabalho. A insatisfação das duas – amplamente debatida nos cafés das empresas nas quais atuaram juntas – se tornou um plano de vida e, posteriormente, um plano de negócio de impacto social. Em 2014 fundaram a Aporé, negócio de impacto social focado em inspirar jovens.

“Quando éramos trainees, em uma das multinacionais que trabalhamos, falávamos sobre aquela vida sem sentido; discutíamos como a frustração – somada ao fato de vermos tantos outros profissionais desconectados com o trabalho – nos incomodava profundamente. E foi aí que despertamos para a nossa verdadeira causa, a educação”, conta Ana Luísa, acrescentando que com Catarina, as sócias Marina e Fernanda, criaram um protótipo do Programa Aporé. A Aporé já existia há sete meses, quando Ana Luísa e Catarina decidiram ingressar como voluntárias; com a saída das sócias, as duas alteraram o modelo e transformaram a Aporé em um negócio de impacto social.

Hoje, a visão da Aporé é construir um Brasil capaz de reinventar-se, transformando os jovens em profissionais conectados com os seus talentos, conscientes do próprio papel na sociedade e direcionados no futuro. Em três anos de atuação, o negócio social já impactou mais de mil jovens; está presente em mais de 70 escolas (públicas e privadas), universidades e espaços educacionais; formou 31 embaixadores para multiplicar o impacto em escolas.

Conectada com o oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos – a Aporé atua em três frentes: Programa Aporé nas Escolas (14 a 20 anos); Embaixadores Aporé (acima de 20 anos); Eu IN-Pacto, voltado a jovens de 14 nos a 28 anos (Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee). Os programas são baseados na tríade pensar (idear, planejar e concretizar); sentir (empatia, troca com o outro, propósito e reflexões); e agir (experiências práticas e vivências reais).

O Programa Aporé nas Escolas oferece orientação profissional por meio de um jogo lúdico, no qual o objetivo é despertar a visão do jovem do Ensino Médio sobre si mesmo; apoiar a escolha profissional; e ampliar a visão de mundo, vivenciando de forma individual e coletiva projetos de impacto a serem criados por eles na comunidade, escola ou outro meio no qual estejam inseridos. A iniciativa já impactou mais de mil estudantes.

No programa Embaixadores Aporé ocorre a multiplicação do impacto em escolas públicas: 31 embaixadores, mais de 15 escolas e mais de 330 jovens conectados com a metodologia. No Eu IN-Pacto – voltado a Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee, de 15 anos a 30 anos –, o objetivo de despertar a visão do jovem sobre si e o trabalho de desenvolver competências-chave para ampliar a formação profissional e pessoal; ampliar a visão de mundo.

“A Arymax impulsiona lideranças como a Ana Catarina e a Ana Luisa por entender que esse impacto é ainda maior quando um jovem apoia o desenvolvimento de outro jovem. Por esse motivo nós também fizemos um apoio financeiro semente para o desenvolvimento do programa Embaixadores, por acreditar que quanto antes o jovem souber do seu propósito mais ele vai poder contribuir para resolver os problemas da nossa sociedade” afirma Ruth Goldberg, diretora superintendente da Fundação Arymax”.

Sobre a APORÉ

Fundada em 2014, a Aporé – gerida por Ana Luisa Ribeiro e Catarina Ferreira – tem a missão de ser referência na transformação da educação em um processo mais autônomo, aberto e humanizado – contribuindo para uma transformação profunda de cada indivíduo no Brasil, para que cada um possa identificar seus propósitos e oferecer sua melhor versão para o mundo. A visão é construir um Brasil capaz de reinventar-se, transformando os jovens de hoje em profissionais conectados com os próprios talentos; conscientes do papel na sociedade e direcionados no futuro. Os valores são transformação social e estímulo à diversidade como nossa primeira responsabilidade; brilho nos olhos e trabalho com amor; reconhecimento dos esforços individuais e valorização do ser como único e especial; confiança, transparência e comprometimento como base para os relacionamentos; respeito ao próximo e ausência de pré conceitos; estímulo a novos olhares, ao aprendizado contínuo e à experimentação; fomento de uma cultura colaborativa por meio do desenvolvimento de parcerias complementares. http://www.apore.com.br

Sobre a Fundação ARYMAX

Criada em 1990, a Fundação ARYMAX é uma entidade sem fins lucrativos que mobiliza recursos privados para o desenvolvimento e fortalecimento de pessoas, iniciativas e organizações da sociedade brasileira. Ao longo de quase três décadas, a Fundação já apoiou mais de 200 organizações, contribuindo efetivamente para a consolidação de projetos no Brasil. Desde 2010, a organização também investe em programas próprios que impulsionam jovens a realizarem transformações na sociedade. http://www.arymax.org.br