wabco lança o optilink no brasil
O aplicativo OptiLink, da WABCO, para smartphone

O aplicativo para telefone celular que mostra informações sobre o semirreboque, sempre ao alcance da mão do motorista e de operadores de frotas, está no estande da exposição do Colloquium SAE 2018, em Caxias do Sul. Conectividade para facilitar a operação nos transportes.

São Paulo, 24 de maio de 2018 – A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, lança no Brasil o OptiLink™, aplicativo para telefone celular (smartphone) que controla e monitora um conjunto de funções de segurança e eficiência de combinações de veículos comerciais. O produto está sendo apresentado no estande da empresa durante o 10º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia - Seção Caxias do Sul, no interior do estado do Rio Grande do Sul.

O OptiLink™ é um marco na gestão de frota em todo o mundo. A WABCO foi a primeira a oferecer uma tecnologia, que pode ser acessada remotamente, para controle e monitoramento de um conjunto de funções de segurança e de eficiência para combinações cavalo e semirreboque. O OptiLink atende a tendências da indústria automotiva global no que se refere à conectividade, além de oferecer uma oportunidade considerável para melhorar o retorno sobre o investimento na operação cotidiana da frota. O OptiLink também ajuda gestores de frota a reduzirem custos operacionais e suporta melhoria na utilização dos ativos, entregando informações que possibilitam aprimorar a operação.

De interface amigável com o usuário e com a facilidade de ícones, o OptiLink está disponível em dezessete idiomas. Integrado a sistemas de bordo dos veículos, tem a vantagem de reunir em um só dispositivo o acesso a dezoito funções, tais como controle de suspensão, controle de elevação de eixo e funções de freio. O aplicativo também permite a personalização e a reorganização por funções mais utilizadas, por exemplo. Com a praticidade do acesso remoto, o motorista preserva mais a sua segurança ao efetuar algumas das operações de dentro da cabine do caminhão ou de algum ponto próximo ao veículo. Também fornece informações em tempo real para gerentes de frotas, possibilitando que aprimorem suas operações e a eficácia e o conforto do motorista.

Seguem algumas das funções disponibilizadas no OptiLink, ao alcance dos usuários:
OptiLevel™, que controla de maneira inteligente e segura a altura do semirreboque para a carga e descarga;
OptiLoad™, que evita a sobrecarga de peso nos eixos;
OptiTurn™, que otimiza manobras realizadas em áreas com limitação angular;
Steering Axel, que bloqueia e desbloqueia o eixo direcional do semirreboque;
Traction Help, que aumenta a tração do eixo traseiro em superfícies escorregadias;
Lift Axle Control, que automaticamente eleva o eixo quando um veículo está vazio;
Axle Load, que alerta quando detecta automaticamente sobrecarga por eixo;
Operating Data Recorder Tracker records, que registra todos os dados de condução, incluindo o comportamento do motorista;
Diagnostic Functionality, que diagnostica o sistema EBS;
Trailer Immobilizer, que protege o semirreboque com um sistema de bloqueio de rodas;
TailGUARD™, que detecta ponto cego na traseira do veículo e realiza automaticamente a frenagem;
OptiTire™, que faz a monitorização da pressão e da temperatura dos pneus para caminhões e semirreboques; e
Vehicle Inclination, que indica a inclinação do veículo e dá aviso luminoso, em resposta a limites de desvios preestabelecidos.

O OptiLink está disponível para Android, no sistema operacional respaldado pela Google e outros. A versão para o iOS, da Apple, será disponibilizada até o final do ano. O aplicativo integra o WABCO App, serviço que adiciona várias funcionalidades, incluindo WABCO News, avançado localizador de Service Partners (rede de postos de serviços com profissionais treinados pela WABCO em todo o mundo), a verificação de peças genuínas da WABCO, bem como os recursos técnicos on-line para diagnóstico.

Sistemas eletrônicos de freio e de suspensão abrem oportunidades para que os veículos possam ter mais tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade. A partir da instalação de sistemas eletrônicos de freio e de suspensão a ar, o semirreboque pode contar com uma variada gama de funções para facilitar o cotidiano dos profissionais dos transportes, principalmente, as tecnologias do Programa Semirreboque Inteligente (Intelligent Trailer Program – ITP), que conta com mais de quarenta funções, sendo que muitas são modulares.

A grande maioria das funções do Programa Semirreboque Inteligente e de sistemas eletrônicos de freio (Electronic Braking System – EBS) e de suspensão pneumática (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) têm a facilidade de serem reunidas no Smart Board, um dispositivo que permite visualizar e operar funções de sistemas eletrônicos de freio e de suspensão. O OptiLink funciona integrado ao SmartBoard.

As soluções da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. A WABCO tem produtos desenvolvidos para atender a diferentes requisitos técnicos de modelos de veículos brasileiros. O portfólio da WABCO conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular, para o conforto e a eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

A WABCO presta suporte aos clientes para o desenvolvimento e implantação de tecnologias. Com mais de 2,4 mil engenheiros em 40 países, diariamente, a empresa fortalece as parcerias com os principais fabricantes de veículos. Também conta com três campos de provas para desenvolver novas tecnologias e assim submeter seus produtos e sistemas aos mais exigentes critérios das legislações vigentes. A WABCO Academy, centro de excelência em treinamento técnico, atua de perto prestando suporte a toda a cadeia produtiva e ao mercado de reposição. O papel da WABCO é apoiar operadores de frotas, de transportes e de logística, ajudando-os a reduzir o tempo de inatividade de seus veículos e maximizando a segurança do veículo e a eficiência operacional. No mundo, as indústrias automotivas, de transporte e de logística e toda a cadeia de pós-vendas reconhecem a parceria da WABCO em seus negócios.

Colloquium SAE 2018
Dias 23 e 24 de maio de 2018, em Caxias do Sul, no interior do estado do Rio Grande do Sul
Centro de Convenções do Hotel Intercity Premium Caxias
Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul – RS
Na quinta-feira, 24, às 15h25, Germano Collobialli, gerente de aplicação e assistência técnica da WABCO, participa do painel Tecnologias e Tendências Aplicadas em Suspensões e Implementos Rodoviários.

WABCO América do Sul
Na América do Sul, a WABCO detém a liderança de mercado em tecnologias para segurança e eficiência para veículos comerciais. É pioneira, por exemplo, em sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS), suspensão a ar eletronicamente controlada (Electronically Controlled Air Suspension – ECAS) e transmissão automatizada (Automated Manual Transmission – AMT). No Brasil desde 1980, a WABCO oferece soluções que atendem a diferentes modelos e configurações de veículos. A empresa atua fortemente no suporte à indústria automotiva e em todas as frentes do pós-venda. Com um mundo de soluções, conta com um conjunto de serviços para melhor atender ao cliente, como a WABCO Academy para treinamento de profissionais, e a rede Service Partner, com oficinas altamente especializadas.

WABCO
A WABCO (NYSE: WBC) é uma empresa global líder no fornecimento de tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais. Originária da Westinghouse Air Brake Company, fundada há quase 150 anos, a WABCO continua a ser pioneira em tecnologias e inovações revolucionárias que permitem à indústria de veículos comerciais avançar para o futuro rumo à condução autônoma. Hoje, as principais marcas de caminhões, ônibus e semirreboques em todo o mundo utilizam as diferenciadas tecnologias da WABCO, incluindo sistemas avançados de assistência ao motorista, freio, direção e controle de estabilidade. Movida por sua visão de condução livre de acidentes e soluções de transporte mais ecológicas, a WABCO também está na vanguarda de sistemas avançados de gerenciamento de frotas que contribuem para a eficiência da frota comercial. Em 2017, com estrutura em 40 países e cerca de 15 mil funcionários, a WABCO registrou vendas de US$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite http://www.wabco-auto.com.

Assessoria de imprensa
Printec Comunicação